10 de julho de 2020

LIBERDADE NA INTERNET

André Peixoto é convidado pelo Senado Federal para discutir PL das fake news

O especialista em Direito Digital, André Peixoto, foi convidado a participar da Sessão de Debates Públicos sobre o Projeto que instituirá a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, conhecido com Projeto de Lei das fake news, no Congresso Nacional. O advogado, que também é presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB Ceará, estará discutindo o assunto junto com outros especialistas em Direito Digital de renome nacional, a convite do Senado Federal.

André Peixoto participará dos debates sobre Direito Digital               Foto: Portal IN News

A data do debate ainda será confirmada, mas dentre os temas em pauta estarão: a liberdade de expressão, livre iniciativa, sigilo das comunicações, privacidade, aumento de custo de operação para empresas de tecnologia, controle externo pelo Poder Público, coleta massiva de dados, autorregulação, exclusão digital, dentre outros.

André Peixoto acredita que é possível ter um projeto que auxilie nesse controle da disseminação de fake news, mas defende que mecanismos muito amplos de controle prévio da informação e de quem está publicando, podem fazer o efeito inverso. “Temo que prejudique a liberdade das pessoas ou que elas fiquem menos à vontade para poderem se expressar nas redes sociais”, pontuou.

E considera o tema merece um amplo debate, por ser complexo, envolver questões técnicas, como direito fundamental à informação, à liberdade de expressão e de opinião. “É importante que se tenha algum tipo de controle, que facilite a identificação. Para isso, é necessário o debate com especialistas do setor e com toda a sociedade para que se possa combater as fake news, a desinformação, mas também promover a liberdade de expressão e a informação”, finalizou André Peixoto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection