15 de setembro de 2020

ENSINO FUNDAMENTAL

Ceará é destaque nacional no Ideb e 98,9% das escolas públicas atingem a meta de desempenho proposta pelo ME

O governador Camilo Santana comemorou, na tarde desta terça-feira (15), o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2019 no Brasil, no qual o Ceará foi destaque nacional no Ensino Fundamental, pois 98,9% das escolas públicas do Estado terem alcançado a meta de desempenho proposta para 2019 pelo Ministério da Educação.

Ensino Fundamental registrou os melhores índices desde 2005                    Foto: Divulgação

Além disso, ressaltou que do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, o Ceará ficou em primeiro lugar entre todos os estados brasileiros, ao atingir a nota 5,2. Já do 1º ao 5º Ano, o Estado ficou em terceiro lugar geral, atrás apenas de São Paulo e Paraná. E no Ensino Médio, ficou com a quarta colocação geral.

No Ensino Fundamental, do 1º ao 5º Ano, a educação pública do Ceará atingiu 6,3, superando a meta de 5,1 que o Plano Nacional de Educação estipulou para todos os estados. E quase dobrou o seu desempenho de 2005 até agora, em relação à média nacional. Camilo apresentou os números acompanhado da vice-governador, Izolda Cela, e da secretária de Educação, Eliana Estrela.

Dos 184 municípios do Estado, 182 atingiram a meta do Ideb nos anos iniciais do Ensino Fundamental, representando 98,9% dos municípios cearenses. Além disso, dos 100 municípios com o melhor Ideb de todo o Brasil, nesta categoria, 21 são do Ceará, assim como seis dos 10 melhores. Sendo que o primeiro lugar ficou com Mucambo e o segundo com Independência, entre todos os municípios brasileiros.

Já entre os alunos do 6º ao 9º Ano, o Ceará atingiu a nota de 5,2, sendo destaque nacional e atingindo a melhor nota do Brasil. E dos 184 municípios cearenses, 154 atingiram a meta do Ideb dos anos finais do Ensino Fundamental (83,7%), no ano passado. Dos melhores municípios do Brasil, nesta categoria, 21 são do Ceará, assim como sete dos dez são cearenses. Inclusive o primeiro e segundo colocados do País, que são Pires Ferreira e Novo Oriente. “Com isso, o Ceará ficou em primeiro lugar no Brasil, entre todos os estados brasileiros, nesta faixa do ensino fundamental”, salientou Camilo.

Ensino Médio cearense ficou em quarto lugar na colocação entre os estados

O Ceará atingiu o quarto melhor lugar no Ensino Médio em todo o Brasil, no Ideb, com a nota 4,4 no ensino médio, atrás apenas de Goiás, Espírito Santo e Pernambuco, que tiveram notas de 4,7, 4,6 e 4,5, respectivamente.

Crescemos muito no resultado do Ideb, de 2017 para 2019. Queria parabenizar toda a rede estadual de educação do Estado do Ceará. Chegamos à nota 4,4 no ensino médio e muito perto da nossa meta, que é de 4,5.

“O Ceará hoje se destaca, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio em todo o Brasil. E vale salientar que a cada ano de ensino crescem os desafios para as equipes da educação de todo o Estado. Queria parabenizar todos os professores, gestores da educação, prefeitos, que contribuem para esse resultado tão positivo para o Ceará. Tenho convicção de que investir em educação é o melhor caminho para termos um Ceará mais justo e humano”, ressaltou o governador.

“Não podemos também de parabenizar a todos os alunos, que são fruto de todos os esforços realizados pela equipe da educação, bem como os pais dos alunos. O Ceará, a cada ano, vem melhorando a posição no ranking da educação no Brasil”, completou Camilo Santana, que ao final da apresentação, prestou uma homenagem à secretária Executiva da Seduc, Rita Colares, que faleceu semana passada vítima de um enfarto.

Veja o vídeo:

Anúncios dos resultados do IDEB 2019 do Ceará

Acompanhe a evolução do nosso estado ao vivo e vamos comemorar nossas conquistas!

Publicado por Governo do Estado do Ceará em Terça-feira, 15 de setembro de 2020

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection