Gente que brilha

Carlos Otávio mistura arte e arquitetura em seus projetos

Por Pompeu - Em 17 de dezembro de 2019

Carlos Otávio

Carlos Otávio

Formado em Arquitetura e Urbanismo, o cearense Carlos Otávio é um desses profissionais que decidiu unir talentos em diferentes áreas para realizar um trabalho repleto de sensibilidade, criatividade e muito requinte. O arquiteto afirma que, na realidade, seu desejo, ainda criança, era ser artista plástico. Aos quinze anos, começou a formação com a professora Jane Sanders. Desenho publicitário, gravura e pintura foram alguns dos segmentos aos quais se dedicou.

“Participei do Prêmio Pirelli de pintura jovem e fui premiado. A partir daí, foram vários prêmios e participações em mostras no Brasil inteiro. Algumas, também, de acesso restrito, como a Fundação Mokiti Okada e Calouste Gulbekian. Fui pré-selecionado para a Bienal de São Paulo. Na época, a curadora nacional era Estela Teixeira de Barros”, recorda.

Apesar da forte aproximação com a arte, Carlos Otávio ressalta que, na época da escolha de um curso superior, Fortaleza ainda não contava com graduação na área. Com isso, decidiu optar por algo que conseguisse unir suas aptidões, entre elas: criatividade, visão espacial e vontade de construir e transformar. Foi aí que a arquitetura surgiu em sua vida.

“Essa visão do mundo através da arte, creio que seja o grande diferencial no meu processo criativo. A construção é, acima de tudo, tecnologia e ciências exatas. Mas o que é a arquitetura senão uma construção com alma e com um olhar criativo?”, analisa.

Carlos Otávio

Carlos Otávio

Com a total dedicação ao ofício da Arquitetura, os frutos começaram a ser colhidos. No fim da década de 1980, montou um pequeno escritório na casa dos pais, onde fez os primeiros traços e permitiu que diversos projetos fossem iniciados. O tempo passou, e ele foi sendo reconhecido cada vez mais no mercado. Atualmente, a Carlos Otávio Arquitetos conta com três sócios, além de Carlos, Mirella Barbosa e Marcello Moreira. Quinze pessoas, entre arquitetos, parte administrativa e estagiários desenvolvem projetos residenciais e comerciais.

No Ceará, o escritório já realizou trabalhos para inúmeras empresas, entre as quais colégios Farias Brito, Espaço Aberto, Canarinho e Sapiens. Além disso, os anos de expertise permitiram ao escritório uma importante parceria com a rede Coco Bambu.

“Com isso, nossa marca chegou a diversos estados brasileiros. É uma operação de grande responsabilidade que temos orgulho em participar. Situação que nos fez gerar um departamento exclusivo com arquitetos e estagiários específicos para atender a demanda”, diz.

Carlos Otavio (26)

Carlos Otávio

Outra ligação importante do profissional é com a Casa Cor Ceará, a maior mostra de arquitetura, decoração e design do Estado. Segundo ele, além da visibilidade do profissional, o evento gera movimento no cenário local, onde várias cadeias produtivas do setor se envolvem para mostrar tendências. Com isso, o setor comercial se movimenta e o público se informa melhor de como utilizar determinados produtos ou novas formas, através dos olhares diversos e criativos dos profissionais envolvidos. Beleza, requinte e sofisticação, bem como uma linguagem atemporal, são marcas da Carlos Otávio Arquitetos.

“Acreditamos que o espaço de morar deve ser o abrigo de cada família. Suas histórias, sua forma de pensar, sua visão de mundo. A escolha de um bom layout e das peças certas permite que o espaço possa ser modificado com o passar do tempo. Peças bem escolhi- das fazem com que haja a permanência na memória. Um bom projeto, com uma boa identidade, resiste ao tempo”, assevera.

Carlos Otávio

Carlos Otávio

Nesse contexto, surge a forte relação do escritório com a Normatel, líder no segmento comercial do varejo de materiais de construção e utilidades para o lar no Ceará. “Impossível não lembrar as primeiras vezes em que fui à Normatel fazer escolhas de materiais no começo dos anos 1990. Costumava frequentar sempre para me atualizar e sugeria aos clientes as novidades”. E completa: “Sempre gostei de me informar tecnicamente sobre o uso e durabilidade dos materiais. Para isso, uma empresa tem que ser séria nos seus propósitos em vender o material adequado. E assim é a Normatel. A Normatel Premium, com cerca de 1.500 produtos exclusivos, voltados para a linha premium de material de construção, é tida como uma das principais referências para arquitetos que desejam o melhor para seus projetos. Além da exclusividade dos produtos, Carlos Otávio revela que outro ponto forte é a seriedade com que é feita esta seleção.

“Qualidade e informação são fundamentais para o uso adequado de cada material. Uma unidade premium que pri- ma por um atendimento mais qualitativo para uma gama de clientes com um nível maior de exigência é essencial. Conforto e boa exposição dos produtos são também fundamentais”, diz.

Inquieto e sempre em busca de novas inspirações, o arquiteto afirma que um dos desafios futuros é viver entre Brasil e Portugal. “Espero desenvolver trabalhos com outra visão e, ao mesmo tempo, estar perto de feiras e inovações em Londres, Milão ou Frankfurt”. Conforme avalia, quanto maiores os desafios, mais emocionante é a vida.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection