ALTA COMPLEXIDADE

Camilo Santana autoriza a construção do Hospital Universitário do Ceará, com um investimento total de R$ 274,7 milhões

Por Marcelo - Em 27 de janeiro de 2021

O início das obras do Hospital Universitário do Ceará foi autorizado na manhã desta quarta-feira (27), pelo governador Camilo Santana. A unidade será construída dentro da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza, e ocupará uma área de 79.500m². O HUC representará um reforço importante na oferta de atendimento à população, aliado à formação de novos profissionais.

Camilo Santana autorizou o início das obras do Hospital Universitário do Ceará, na área da Uece                       Foto: Divulgação

“É um sonho, uma luta enorme ao longo dos últimos anos, e hoje estamos iniciando essa construção. Será o maior hospital público do Estado. Serão 654 leitos, sendo 184 de UTI, com todas as especialidades médicas. Será também um hospital de ensino, onde os alunos da Uece poderão completar a sua formação”, destacou Camilo Santana.

Também participaram da solenidade na Uece a vice-governadora Izolda Cela; os secretários de Estado Dr. Cabeto (Saúde), Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior) e Quintino Vieira (Obras Públicas); além do reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

O novo hospital está dentro das ações planejadas na Plataforma de Modernização da Saúde. Com 654 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil), o equipamento vai receber um investimento do Governo do Ceará de R$ 274,7 milhões para as obras e serviços de engenharia e arquitetura, montagem dos sistemas envolvidos e comissionamento das edificações.

Quadro mostra quel a infraestrutura do HUC, que estará à disposição da populaçõa de Fortaleza nos próximos anos

Segundo o titular da Sesa, o equipamento materializa a visão que o Ceará tem sobre a gestão na área da saúde. “Aqui está incluída uma filosofia fundamental da saúde pública do Ceará. A relação direta da valorização do ensino e da formação dos profissionais, a qualificação e o respeito às pessoas, um novo modelo de assistência. Essa obra simboliza a valorização da ciência e do conhecimento como mecanismos da valorização social”, ressaltou Dr. Cabeto.

O HUC será o maior hospital do Estado, um grande investimento na saúde, que é uma das áreas prioritárias do Governo do Ceará e, por isso, vem ganhando reforço estrutural em todas as regiões do território cearense, para melhorar cada vez mais o atendimento da população.

“Estamos com um hospital pronto em Limoeiro do Norte para ser inaugurado, recebendo os equipamentos. Temos cinco macrorregiões de saúde definidas e essa vai ser a última com hospital de alta complexidade feito pelo Governo do Ceará. Já temos o de Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim. Compramos no final do ano um hospital em Crateús e também o Hospital Leonardo da Vinci, na Capital. Fizemos uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza no IJF-2. Implantamos várias UTIs em municípios do Interior”, detalhou com Camilo Santana.

Para o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, esse é um modelo diferenciado da relação da rede pública estadual de saúde com as universidades. “Estamos estabelecendo um novo paradigma que vai muito além daquilo que a gente imagina que seja um hospital. Estamos juntando, integrando e esse é o projeto. Essa aproximação universidade, ciência, ensino, pesquisa e extensão, com uma estrutura de saúde como essa, tem todas as condições de tornar isso aqui um Polo de Saúde do Ceará”, avaliou.

Diversas autoridades estaduais e municipais participaram do evento que marca o início das obras do hospital, no Itaperi

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection