23 de fevereiro de 2021

OXFORD/ASTRAZENECA

Camilo Santana afirma que cerca de 70 mil novas doses de vacinas contra Covid chegarão ao Ceará até esta quarta-feira

O governador Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (23), direto de Brasília, que participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com relação ao cronograma de entrega de vacinas, bem como a habilitação de leitos de UTI e enfermaria no Ceará, para combater a pandemia de Covid-19.

Ressaltou que está prevista para as próximas horas a chegada de um novo lote de vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, cerca de 70 mil doses, que até amanhã deverão desembarcar no Ceará e, imediatamente, serão enviadas para todos os 184 municípios cearenses.

Camilo Santana esteve em Brasília na manhã de hoje                                      Foto: Divulgação

“Também há uma previsão, até o final da semana, de termos novas doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, pois a única forma que temos de ultrapassar e superar essa pandemia é a vacina, por meio do Plano Nacional de Imunização. Nossa luta é acelerar esse processo para que a gente possa superar esse momento difícil”, explicou.

Disse que é importante lembrar que a única forma de conter a disseminação do vírus é respeitar as medidas preventivas. “É o distanciamento social, não aglomerar, a obrigatoriedade do uso da máscara. É impressionante o que o seu uso pode salvar da contaminação desse vírus, que está mais forte, mais veloz, com maiores riscos”.

E que a população deve cumprir rigorosamente o decreto que está em vigor até domingo. “Há uma preocupação forte nossa com a questão do emprego, mas é muito importante que todos os cearenses tenham o direito de serem cuidados nos hospitais nas UPAs, pois quanto mais cedo a gente diagnosticar o vírus, mais rápido a gente consegue fazer com que as pessoas se curem e busquem a internação”, afirmou Camilo.

O chefe do Poder Executivo asseverou que a reunião foi bastante objetiva, na qual destacou que até a próxima segunda-feira (1) serão implantados mais 131 leitos de UTI em todo o Estado, chegando a um total de 811 leitos, inclusive por meio de parcerias com hospitais no interior cearense.

“Nossa meta é ampliar mais 263 leitos durante o mês de março, perfazendo um total de 1.074 leitos de UTI, mais do que implantamos no ano passado, pois continua crescente a demanda por hospitalização. O ministro garantiu o credenciamento dos leitos, o que é muito importante para esse enfrentamento à Covid”, disse.

Lembrou que nenhum hospital de campanha foi desmontado e serão ampliados, nos próximos dias, com novos leitos. Solicitei, ainda, que o Hospital Walter Cantídio, que é federal, possa atender a pacientes com Covid-19, reforçando a capacidade de atendimento do Estado”, completou Camilo Santana.

Assista ao vídeo:

https://www.facebook.com/camilosantana/videos/761406827820909

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection