ACELERAR A PESQUISA

Camilo assina parceria com a Fiocruz visando desenvolver a vacina da Uece

Por Marcelo - Em 5 de agosto de 2021

O governador Camilo Santana assinou nesta quinta-feira (5), o protocolo de cooperação entre Governo do Ceará e Fundação Oswaldo Cruz para produção da vacina contra a Covid-19, que está sendo desenvolvida pelas equipes da Universidade Estadual do Ceará. Além de um termo de cooperação técnica com a unidade da instituição existente no município do Eusébio.

Camilo Santana e Dr. Cabeto assinaram a parceria com a Fiocruz                       Foto: Divulgação

Em pleno Dia Nacional da Saúde, ele destacou que a Fiocruz é uma das maiores instituições do mundo na área de pesquisa, responsável pela produção e distribuição das vacinas do laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, que tem garantido as vacinas para a população brasileira.

Acompanhado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, ele participou de uma videoconferência com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, diretamente do Rio de Janeiro, e lembrou que a instituição terá uma participação efetiva no desenvolvimento do imunizante cearense.

O titular da Secitece, Inácio Arruda, o reitor da Uece, Hidelbrando Soares; a professora e pesquisadora da Uece, Izabel.Florindo Guedes; o diretor da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, estiveram no Rio, para assinar os dois documentos selando as parcerias.

A vacina que está em desenvolvimento na Uece e que contará com o relevante apoio da Fiocruz, a HH-120-Defenser utiliza um coronavírus aviário atenuado, que não infecta o ser humano, e demonstrou boa eficácia. Além disso, tem um baixo custo de produção e pode ser oportunidade de universalizar a vacinação em massa.

Veja o vídeo:

https://www.facebook.com/camilosantana/videos/349794790186429

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection