FLEXIBILIZAÇÃO AMPLIADA

Camilo anuncia liberação de barracas de praia, academias e templos, bem como as aulas presenciais até o 9º ano no Estado

Por Marcelo - Em 24 de abril de 2021

O governador Camilo Santana anunciou, na noite deste sábado (24), o novo decreto com decisões sobre as principais medidas de enfrentamento à pandemia, que entram em vigor a partir da próxima segunda (26) e seguem até o dia 2 de maio. Retorno de aulas presenciais até o 9º ano e funcionamento de academias e barracas de praia, foram algumas das atividades liberadas no Estado.

“Diante do cenário, que aponta tendência de queda de alguns indicadores importantes, como a procura assistencial, mas ainda exigindo muita precaução para não haver piora, avançamos um pouco mais no processo de flexibilização das atividades econômicas. Sempre com muita responsabilidade”, explicou Camilo, que estava acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Cabeto.

Camilo Santana ressaltou que ainda é necessário muito cuidado, para que os números não voltem a subir          Foto: Divulgação

Uma das principais mudanças se refere à educação, que poderá avançar nas aulas presenciais até o 9º ano do ensino fundamental, até a capacidade de 40%, e permanecendo a opção dos pais pelo ensino remoto. Além disso, as barracas de praia poderão voltar a funcionar, com os mesmos critérios dos restaurantes, e capacidade até 40%, mesmo percentual de todo o comércio de rua (das 10 às 16 horas) e shoppings (das 12 às 18 horas).

O novo decreto também autorizou que as academias de ginástica poderão reabrir, com 25% da capacidade e horário diferenciado de 6 às 18 horas, pelo perfil da atividade; e templos religiosos poderão ter até 25% da capacidade de público presente nas celebrações.

“Essas regras valem de segunda a sexta-feira, com isolamento social rígido a partir das 20 até as 5 horas, e durante o fim de semana, como já vem ocorrendo. As medidas restritivas têm surtido efeito positivo, conforme mostram todos os nossos estudos, e precisamos ter muita cautela para que a retomada seja gradual e responsável, evitando que haja nova piora dos indicadores”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

Ele ressaltou, ainda, que a orientação para os municípios que apresentam cenário epidemiológico da Covid-19 mais adverso no momento, a recomendação é para que mantenham medidas mais restritivas, de acordo com a realidade local, a fim de evitar que o número de casos possam voltar a crescer.

A pandemia ainda preocupa e é preciso que todos tomem cuidado, evitando aglomerações e, sempre que precisarem sair, usem máscaras. “Enquanto isso, continuamos ampliando nossa rede pública de atendimento, com mais de cinco mil leitos extras já abertos, e lutando com todas as nossas forças para trazer mais vacinas para os cearenses. Tenho absoluta certeza de que vamos vencer”, completou Camilo Santana.

Assista ao vídeo:

https://www.facebook.com/camilosantana/videos/892665094635742/

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection