14 de abril de 2021

COMBATE À PANDEMIA

Camilo anuncia a chegada de mais 234.700 doses de vacinas para o Ceará

O governador Camilo Santana anunciou nesta quarta-feira (14), em suas redes sociais, que o Ceará vai receber mais um lote de vacinas contra a Covid-19 na sexta-feira, com o objetivo de imprimir maior velocidade ao processo de vacinação das pessoas em todo o território cearense.

Helicópteros e caminhões levam as vacinas para o interior                                Foto: Divulgação

“Serão 234.700 doses no total, sendo 93.200 da CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac) e 141.500 da Covishield (Fiocruz/AstraZeneca), de acordo com relatório enviado pelo Ministério da Saúde. As vacinas serão enviadas imediatamente à capital e ao interior para darmos prosseguimento à imunização dos cearenses”, afirmou Camilo Santana.

Afinal, desde o início do processo de vacinação no Estado, foi organizada uma operação de logística envolvendo caminhões, helicópteros e até aviões para levar os imunizantes a todas as Áreas Descentralizadas de Saúde existentes no Ceará, onde as secretarias de Saúde dos municípios, vão buscar as vacinas a serem aplicadas.

Padronização

Ainda na área de saúde e visando padronizar a relação única de medicamentos, a Secretaria da Saúde lançou a Relação Estadual de Medicamentos do Ceará – Resme/CE 2021, durante evento online no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).

O documento contempla as particularidades do atendimento à população em todos os níveis de atenção à saúde. Também disponível no aplicativo iSUS, desenvolvido para profissionais de saúde, a relação é composta por uma lista de fármacos da atenção primária e de componentes estratégicos e especializados da urgência e emergência utilizados pelo Samu 192, a saúde prisional e a atenção terciária (hospitais).

O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, destacou que a Resme/CE é essencial para promover melhorias na execução de políticas públicas de saúde, especialmente na assistência farmacêutica. “Trata-se de um trabalho estratégico que ajuda a dar eficiência ao sistema, contribui para uma boa relação de custo-efetividade e para uma decisão de estratégia terapêutica”, enfatizou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection