19 de janeiro de 2021

LOGÍSTICA MONTADA

Aracati dá início à imunização contra a Covid-19 com a chegada das vacinas

Aracati é uma das 20 cidades do Ceará a receberem, ainda na noite desta segunda-feira (18), as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 disponibilizadas para o Ceará, a CoronaVac. A prefeitura já havia preparado toda a estrutura de logística para que os grupos desta primeira etapa de vacinação fossem imunizados o mais rápido possível. As vacinas chegaram de helicóptero até o Aeroporto Regional de Canoa Quebrada e, na sequência, levadas ao Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias, para início do processo de imunização.

Vacinação em Aracati iniciou ainda na noite de segunda-feira                         Foto: Divulgação

Serão vacinados, inicialmente, os profissionais de saúde (prioritariamente aqueles que atuam no combate à doença); idosos acima de 75 anos; idosos acima de 60 anos e deficientes que residam em asilos e abrigos, bem como a população indígena. No total, este grupo soma 293 pessoas.

Toda a distribuição das vacinas ficará a cargo do HMED, sob orientação técnica da Secretaria de Saúde do Município, seguindo os mais rigorosos protocolos de conservação e manuseio. Essa organização prévia foi determinada pelo prefeito Bismarck Maia, que encontra-se em recuperação, pois testou positivo para a Covid-19, na semana passada.

Além disso, a Prefeitura de Aracati possui estoques próprios de seringas e EPIs para profissionais de saúde a fim de que, tão logo novas doses cheguem, toda a população seja imunizada. Ter uma estrutura organizada previamente para a vacinação foi decisivo para que a cidade recebesse a vacina já neste primeiro lote.

Bismarck Maia está se recuperando da infecção pelo coronavírus

Isso é prova de que o Aracati está sendo bem cuidado e que os esforços da prefeitura para o combate à pandemia desde o seu início, ainda em março de 2020, estão sendo reconhecidos. O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) acompanhou a chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 ao Aracati.  O calendário com as datas de imunização da população em geral será distribuído em breve, de acordo com o cronograma do Governo do Ceará.

Em Aracati, foram dois profissionais da saúde os primeiros vacinados: Francisco Herlon de Ávila Rodrigues (técnico de Enfermagem no Setor Covid), que atua há 11 anos na Saúde, e Filomena Maria de Freitas Silva (enfermeira na Central de Coletas de Swab e Teste rápido Covid-19), que trabalha há 28 anos na Saúde. Os demais profissionais e integrantes desta primeira fase serão imunizados nos próximos dias.

Assista ao vídeo:

https://www.facebook.com/bismarck.pinheiromaia/videos/3380779002031225

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection