ESFORÇO DE GESTÕES

Acrísio Sena comemora bom desempenho das escolas públicas cearenses no Ideb

Por Marcelo - Em 17/09/2020 às 7:43 PM

O deputado estadual Acrísio Sena, vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, comemorou o desempenho do Ceará na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que ocupou posição de destaque na comparação com os outros estados brasileiros.

Acrísio Sena destacou o esforço de gestões estaduais e municipais               Foto: Divulgação

“Graças a um imenso esforço das gestões estaduais e municipais, do ex-governador Cid Gomes, aprofundado pelo governador Camilo Santana, pela vice-governadora Izolda Cela, e pela titular da Seduc, professora Eliana Estrela, o Ceará consolidou sua posição como referência de educação pública de qualidade no Ideb 2019”, disse.

Em Fortaleza, destacou as gestões de Luizianne Lins e Roberto Cláudio. “Dei minha contribuição, em 2005, ao negociar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários quando era presidente do Imparh. Isso foi importante para valorizar a categorias dos professores”, lembrou.

O parlamentar levantou vários dados positivos. A rede pública estadual cearense superou a meta proposta para 2019 e alcançou a melhor marca do País nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). No Ceará, o desempenho do 1º ao 9º ano é duas vezes maior que a média nacional.

“Os resultados do Ideb de 2019 da educação cearense, figurando entre uma das melhores do Brasil. Das dez melhores escola do País, nove são do Ceará. Além do mais, 98,9% das escolas públicas cearenses conseguiram alcançar a meta de desempenho, nos deixa felizes e orgulhosos que esse trabalho que vem sendo construído há um bom tempo, começa a produzir seus frutos”, firmou o parlamentar.

Além disso, 182 dos 184 municípios atingiram a meta estipulada pelo MEC e o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma referência nacional. E no ano passado, Acrísio apresentou um projeto criando a equipe multidisciplinar – composta por educador, assistente social e psicólogo – para acompanhar e discutir a realidade das escolas, em consonância com lei federal do mesmo teor.

Ele anunciou ainda outro Projeto de Indicação. “Com a pandemia, ficou evidente a necessidade da inclusão digital dos alunos da rede pública. Por isso, apresentei projeto criando um programa permanente de capacitação tecnológica dos professores, para elaborar suas aulas e desenvolver suas competências com o uso de novas tecnologias”, finalizou Acrísio Sena.

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