Hatch compacto

Volkswagen up! chega aos seis anos de mercado brasileiro

Por Jota Pompílio - Em 27/08/2020 às 10:37 AM

Jota Pompílio, editor

 

The New Volkswagen E Up!

Baixinho, econômico e potente. Tem mais: bom de estacionar, motor turbinado, modelo de nicho… Deu para ver aí que qualidades não faltam ao up! (lê-se “ápi”) que faz esse ano, seis anos de brasilidade e já fabricou mais de 380.000 unidades.

Img 20200827 Wa0004

Maurício Vieira, gestor

“O modelo nasceu de um projeto bem moderno. Para se ter uma idéia, o mesmo projeto vendido na Europa é vendido no Brasil. A gente tem duas motorizações: o 1.0 MPI aspirado e 1.0 TSi turbo. Esse último foi considerado o melhor motor do mundo e o up! tem itens de segurança na cabine que assemelham -se a carros de luxo, premiuns e é um sucesso no mundo todo. Na minha opinião, é um dos melhores carros que temos na marca”, destaca Maurício Vieira, gerente da Ceará Motor e Fazauto – ambas concessionárias Volkswagen, em Fortaleza.

61b5e364 3193 4b05 9f9b F4cf387261d7 Low

Na Fazauto, para quem deseja ter um na garagem, segundo o gestor, na versão de entrada (equipada com o motor 1.0 MPI  (82 cv), “o modelo custa R$ 51.590,00. Nas versões seguintes, ambas equipadas com o motor 170 TSI de até 105 cv., o up conect – R$ 57.090,00 e up extreme – R$ 59.190,00“, detalha.

Motores

Segundo a fabricante alemã, o motor 1.0 TSI Total Flex foi um marco na indústria nacional em termos e inovação, eficiência energética e prazer ao dirigir. Trata-se do primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível produzido no Brasil.

Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.

B06da287 1ed8 4969 Ba8d 56d10908b83f Low

O up! equipado com motor TSI leva apenas 9,4 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, com velocidade máxima de 181 km/h.

1d47ef09 Fdee 430a Bc5a 74ab906c1086 Low

Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 tem 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

O up! MPI leva 12,9 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 162 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! MPI acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos, com velocidade máxima de 161 km/h.

Mais barato para reparar

O up! possui índice 10 no CAR Group 2019, elaborado pelo CESVI Brasil, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Quanto menor o número (na escala de 10 a 60), mais fácil e barato é o veículo no que diz respeito a reparabilidade.

O índice do CAR Group tem influência no cálculo da tarifa do seguro. Isso ocorre porque as seguradoras calculam os preços das apólices com base, entre outros fatores, nos resultados dos testes de impacto realizados pelo CESVI Brasil.

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road