Super máquina

Sem teto e para-brisa feito de ar, McLaren lança supercarro de US $ 1,7 milhão

Por Jota Pompílio - Em 13/11/2019 às 10:47 AM

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“Elva”. Com um nome simples e bem feminino, o novo supercarro McLaren Elva custará US $ 1,7 milhão (dólares), sem incluir opções como um sistema de som ou painéis de carroçaria em fibra de carbono expostos. Sabe qual é uma opção que você não poderá obter: um telhado. Sério!!! O Elva não é um conversível. De acordo com engenheiros ingleses, é um roadster de topo aberto, o que significa que tem, literalmente, zero teto de qualquer tipo. Você pode pagar um pouco mais para conseguir um para-brisa, se quiser. Ah, de acordo com a montadora, serão fabricados só 399 unidades e o primeiro será entregue no final do próximo ano, 2020.

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O que tem sob o capô?

Bom, para um super máquina desse porte, tem que ter um motor à altura. E tem! O Elva, alimentado por um motor V8 turboalimentado de 804 cavalos de potência, montado logo atrás dos assentos, pode acelerar de zero a 100 km/h em menos de três segundos. Faz parte da família de supercarros Ultimate Series da McLaren, juntamente com o Senna focado nas pistas e o McLaren Speedtail , mais orientado para a estrada , um carro de três lugares com assento no centro do motorista.

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Sem teto e para-brisa, e o vento?

Segundo engenheiros, já que não há teto sobre os passageiros, o sistema direciona o ar ao redor da cabine para criar o que chama de “bolha de calma” para quem está dentro. O ar é canalizado através do nariz do carro – ou front end – e enviado em uma folha de alta velocidade, logo à frente do cockpit. Esse ar age como um para-brisa, forçando o ar que se aproxima ao redor do cockpit. Um pequeno defletor de vento de fibra de carbono também se ergue à frente do carro, direcionando ainda mais o ar ao redor da cabine.

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No caso de o carro capotar em um acidente, os ocupantes serão protegidos por um sistema automático de proteção contra capotagem. A McLaren não a descreveu, mas, em outros carros, os sistemas de proteção contra capotagem envolvem fortes barras de proteção de metal que são implantadas por trás do compartimento de passageiros no momento em que os sensores detectam que o carro está prestes a tombar.

Para saber mais

O Elva é modelado no carro de corrida McLaren-Elva em meados da década de 1960. Esse carro foi criado originalmente pela McLaren, mas, após algum sucesso inicial nas corridas com os primeiros modelos, a Elva Cars Ltd. assumiu a fabricação. Em 1966, a revista Road & Track chamou a McLaren-Elva de “o carro mais rápido que já testamos (e)” um exemplo do pensamento mais recente em carros esportivos / de corrida “.

Nesse mesmo ano, Elvis Presley dirigiu um no filme de corrida musical “Spinout”. Como a versão mais recente, o McLaren-Elva era um carro com capota aberta. Foi alimentado por um motor Oldsmobile V8 de 340 cavalos de potência que também foi montado atrás dos assentos.

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