X-ADV
Nova scooter da Honda: parece, mas não é
Por Jota Pompílio - Em 30/11/2020 às 5:25 PM
Só de olhar, o X-ADV prende a atenção pelo seu formato. Esta scooter é capaz de confundir alguns menos avisados. “Poxa, que moto é essa?”. Não é uma moto, é uma scooter”, respondi. Dá para confundir, porque a Honda ADV chega ao mercado com mudanças no design e trazendo itens antes exclusivos aos modelos de maior cilindrada. Olha a lista: vem com suspensão traseira com reservatório a gás no amortecedor, pneus de uso misto, painel digital em LCD, farol e setas em full led e tanque com capacidade de oito litros.
Seu motor é de 150cc OHC, transmissão CV, cassi tubular de aço reforçado, suspensões de longo curso, pneus on-off, aro 14″ na dianteira e 13″ na traseira.
A grande diferença com a NC está no câmbio, que é automático com sistema DCT (Dual Clutch Transmission), de duas embreagens no qual uma atua nas marchas ímpares e a outra nas pares, assim as mudanças, que também podem ser feitas através de dois botões no punho esquerdo, são mais rápidas e precisas.
A nova versão do X-ADV ganhou controle de tração de dois níveis (que pode ser desligado) e uma tecla G (no painel), que permite manter a marcha engatada (no automático), facilitando as incursões na terra e as derrapadas nas acelerações. Como se vê parece uma moto, mas não é.