Comportamento de mercado

Na preferência, SUV passa o hatch e torna-se o segmento mais desejado do mercado

Por Jota Pompílio - Em 17/05/2021 às 7:09 PM

Jota Pompílio, editor
Jeep Compass 2022 80 Anos 14

Jeep Compass

Não é preciso ser um expert para notar que modelos SUV (Compass, Q3, T-Cross, Kicks, Duster, XC 40) estão mais perceptíveis em avenidas e ruas que em outros segmentos automotivos. E agora, além da percepção visual, viraram oficiais: a categoria SUV registrou 32,7% de participação de janeiro a abril contra 31,1% dos hatchs do mesmo período de 2021.

Db2019al00818 Large E1575310459761

T-Cross da Volkswagen

Sem dúvida, o crescimento do segmento foi enorme, por isso, montadoras que nunca lançaram SUVs estão lançando-os assim que podem. Hoje a Fiat é um exemplo disso como a Volkswagen foi há uns anos atrás. Para se ter uma noção, no primeiro trimestre do ano passado, o segmento SUV representava 23% da vendas totais no mercado interno e neste ano, no mesmo período, os SUVs já são 30%. E no quadrimestre (janeiro a abril de 2021) a participação aumentou ainda mais, foi para 32,7%.

Nissan Kicks Advance 2022 1 1280x768

Novo Nissan Kicks

Enquanto isso, o maior segmento até então, o dos hatchs, caiu de 42% para 31,1%, ou seja, com isso, os SUVs tornaram-se o maior segmento do mercado brasileiro. A

Img 20210222 Wa0007

Volvo XC 40

Enquanto o segmento dos hatchs caiu dez pontos e o dos sedãs caiu quase pela metade (de 17,3% para 12,5%, por outro lado, as picapes aumentaram a participação de 8,3% para 10,8%. Porém, amigos internautas da Road In, já dá uma outra matéria!

Bmw X3 M40i 1160x804

Bmw X3

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road