Lexus NX300h e RX450h 2021 ficam mais tecnológicos e ganham mais equipamentos

Por Jota Pompílio - Em 28/01/2021 às 5:40 PM

Jota Pompílio, editor

 

Lexus Nx 300h 2021 (2)

NX 300h 2021

A Lexus é uma das poucas montadoras que quando o ano começa, ela, a montadora premium japonesa, move-se também. Sua nova linha 2021 do seu compacto NX300h e do médio RX450h não me deixa mentir. O destaque é a nova assistência de mudança de faixa, disponível para ambos os modelos. Já o SUV maior adota um novo sensor de pressão de pneus

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Para quem gosta de detalhes, o NX300h, por exemplo, conta com assistente de estacionamento ativo (ICS), Sistema de Saída de Faixa (LTA) e alertas sonoro e visual para o uso dos cintos traseiros.

Entretanto, o conjunto mecânico híbrido não se alterou. Sob o capô, segue o motor de quatro cilindros de 2,5 litros, a gasolina, e um elétrico. São 155 cv e 21,4 mkgf do motor térmico, enquanto o elétrico gera 143 cv e 27,5 mkgf. Juntos, os dois motores resultam em potência combinada de 200 cv.

Dentro da cabine, as versões Luxury e F-Sport (intermediária e topo), desfrutam do sistema multimídia de 10,3″, compatível com TV digital. O recurso dispõe também de rádio, DVD, CD e MP3 player, sistema Bluetooth®, além de Android Auto e Apple CarPlay. Na configuração Dynamic a tela é de oito polegadas e não possui TV.

A tração é integral e a transmissão é a automática do tipo transeixo. Ou seja, um eixo liga o motor a combustão ao elétrico e ao alternador, que também trabalha como motor de arranque. A versão de entrada Dynamic chega ao Brasil por R$ 299.990, enquanto a configuração Luxury custa R$ 320.990 e a F-Sport sai por R$ 354.990.

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RX 450h

As duas configurações do SUV em nada mudam no visual. O RX 450h continua utilizando o mesmo trem de foça híbrido, que é o motor V6 de 3,5 litros com 262 cv junto a dois motores elétricos, um para cada eixo. Enquanto o motor elétrico dianteiro tem 167 cv e 33,5 mkgf, o traseiro entrega 68 cv e 14,2 mkg. A potência combinada desenvolve até 313 cv. Por sua vez, a tração é integral.

Na nova linha, as novidades ficam a cargo do Lane Trace Assist (LTA), que auxilia o motorista caso o veículo avance sem seta para outra faixa, alerta sonoro e visual para uso dos cintos traseiros, bem como sensor de pressão dos pneus.

No entanto, o SUV já utiliza desde o ano passado o pacote Lexus Safety System. Ele reúne, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo, monitores de faixa de rolamento, ponto cego e tráfego cruzado traseiro. Além disso, ele agrega sensores de estacionamento, alerta em caso de esquecimento de pessoas ou objetos no veículo e 10 airbags.

Há também câmera de ré para a versão F-Sport e câmera 360º para a versão Luxury. Na parte interna do utilitário esportivo, a central multimídia oferece os mesmos recursos de seu irmão menor, com a diferença do tamanho da tela. De 10,3″ o visor aumenta para 12,3″.

Já disponíveis nas concessionárias da Lexus, a versão de 7 lugares Luxury custa R$ 445.990 e a configuração com apelo esportivo de 5 lugares F-Sport tem preço tabelado de R$ 454.990.

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