Land Rover Discovery puxa caminhão de 110 toneladas

Por Admin - Em 22/09/2017 às 3:20 PM

Olha só, hoje é final de sexta-feira e vamos relaxar, ok! Então, vai aí uma notícia amena para nós pensarmos que questão de força não depende de tamanho! E força foi o que a Land Rover demonstrou ao rebocar um caminhão bitrem de 100 metros na remota região de Outback, na Austrália.

O Discovery Td6 possui uma capacidade de reboque certificada máxima de 3.500kg em rodovias públicas, mas rebocou com êxito um caminhão bitrem de 110 toneladas por 16 km ao longo de uma seção fechada da estrada de Lasseter, graças ao seu motor a diesel de 3.0 litros e potência de 258 cv somados à tração nas quatro rodas.

Os caminhões bitrem de até quatro trailers só são permitidos nas vastas regiões de Outback, na Austrália, e, geralmente, transportam combustível, minério mineral e gado entre comunidades rurais remotas. Regulamentos estritos limitam seu comprimento a 53,5 m, mas a Land Rover obteve permissão especial para puxar sete reboques e um trator de 12 toneladas – retida para operar os freios hidráulicos montados nos trailers.

“Não pensei que o veículo fosse capaz de rebocar, por isso fiquei impressionado com a facilidade com que o Discovery puxou um caminhão bitrem de 110 toneladas. E a suavidade das mudanças de equipamentos sob essa quantidade de carga foi realmente impressionante. Esses caminhões são a forma mais eficiente de transporte rodoviário no planeta e o uso do Discovery tornou isso o mais econômico de todos”, John Bilato, diretor-gerente da Haulage Specialist G & S Transport.

Antecedentes

O teste extremo foi realizado usando um Discovery Td6 e é o último de uma série de impressionantes demonstrações de reboque completadas pela família Discovery. Em 1989, ano de lançamento, o primeiro Discovery puxou um trem e, no ano passado, o SUV compacto premium Discovery Sport rebocou um trio de cargas ferroviárias 85 pés acima do rio Reno.“A capacidade de reboque sempre foi uma parte importante do DNA do Discovery e o peso bruto do trem conta apenas a metade da história. Tirar uma plataforma e sete trailers, com a resistência ao rolamento de tantos eixos para ser superado, é uma grande conquista. Esperávamos que o veículo fizesse bem, mas passou este teste com louvor, atingindo 44 km/h ao longo da sua rota de 16 quilômetros”, disse Quentin Spottiswoode, engenheiro de produtos Land Rover.

O Discovery usou uma transmissão automática de oito velocidades padrão e um sistema de tração nas quatro rodas e foi conectado ao caminhão bitrem usando um acessório de reboque ajustado na fábrica. O veículo era o mesmo transportando 10 toneladas de lastro para atingir a marca mágica de peso de 110 toneladas. Com 600Nm de torque, o Td6 é adequado para puxar cargas pesadas. O motor de 3.0 litros e 258 cv possui recirculação de exaustão de baixa pressão e uma bomba de óleo de dois estágios para respostas aprimoradas, refinamento e eficiência. Como resultado, o modelo diesel oferece emissões de CO 2 de 189g/km e economia de combustível de 39.2mpg (7.2l/100 km).

A montadora

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido e possui duas marcas icônicas da indústria automotiva britânica: a Jaguar, com 80 anos de história, é a marca premium que mais cresce no Brasil e agora conta com uma nova geração completa de produtos composta por veículos esportivos, sedãs e SUVs. e a Land Rover, que, desde 1948, é referência mundial em veículos todo terreno. Controlada pelo grupo indiano Tata Motors, a companhia conta com cerca de 40 mil colaboradores em todo o mundo e comercializa seus produtos em 170 países. 

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