Disponível em 2021
Kawasaki mostra a Nova “Família” off road “KX 250”
Por Jota Pompílio - Em 23/11/2020 às 8:09 PM
Jota Pompílio, editor
De uma tacada só, a japonesa Kawasaki expôs a primeira leva de seus modelos de entrada da linha off-road para 2021, disponibilizando as novas KLX230, KLX140, KX100, KX85 e KX65. A família Kawasaki KLX de motocicletas todo terreno para lazer com motores de quatro tempos é muito conhecida pela confiabilidade mecânica e baixa manutenção, caráter dócil e facilidade de pilotar, com aptidões incríveis para encarar as trilhas mais difíceis.
Sinônimo de grandes conquistas, a linha KX e a Kawasaki tem uma longa lista de vitórias, sendo a marca com mais campeonatos AMA Supercross e Motocross, prova do empenho da fábrica em construir as melhores máquinas, para vencer os mais disputados campeonatos mundo a fora.
Kawasaki KX65
É a menor e mais compacta motocicleta da família Kawasaki KX, desenvolvida para servir aos aspirantes a pilotos de motocross que seguem os passos de um campeonato amador ou profissional. A plataforma Kawasaki vem pronta para corridas, com motor forte, excelente agilidade e freios muito competentes, para preparar os futuros campeões.
Mais potente e girando mais alto, o motor da KX 250 2021 recebeu ajustes finos que extraíram ainda mais força do propulsor de 249cc. Aproximadamente 1,4cv de força extra e rotações que chegam a 14500RPM para oferecer desempenho máximo ao torcer a manopla. As mudanças trouxeram ainda, melhora significativa em baixas e médias rotações, enquanto em altos giros a moto ganha mais força e explosão para as retas e curvas longas.
Inspirada em tecnologia criada nas pistas do Mundial de Superbike, o sistema de acionamento de válvulas Kawasaki despeja performance nas câmaras e deixa a agressividade na pilotagem por conta do piloto. A revisão da admissão (ângulo e diâmetro) e da exaustão (diâmetro) contribuem para o aumento de performance, novas molas de válvulas (titânio), novo pistão (mais plano) revisão da câmara de combustão e nova biela. Sempre na vanguarda das tecnologias, a KX 250 foi a primeira moto de produção a oferecer injeção eletrônica dupla (2012), com sistema que permite a um bico realizar entregas suaves e respostas instantâneas enquanto o outro serve para a força bruta.
Com a adoção da embreagem hidráulica, como na KX 450, os pilotos podem usufruir da leveza no acionamento do manete e da precisão nas trocas de marcha que rendem segundos valiosos na pista. Além disso, reduzem a fadiga nos braços e o cansaço das constantes trocas de marcha de uma prova.
Para oferecer a facilidade da partida elétrica, foi preciso adicionar uma bateria Li-ion, mais leve e compacta que as convencionais, além de um dispositivo de descompressão automática na câmara de exaustão para facilitar as partidas.
Suspensões
Estas que passaram por otimização com relação ao modelo anterior e trazem uma KYB invertida na dianteira, com funcionamento a mola e óleo, canelas de 48mm e 314mm de curso. A superfície dos tubos recebeu tratamento especial da Kashima Coat, para melhor fluidez no acionamento e resistência a riscos. Revisão da mesa inferior deixou a peça mais leve e rígida.
Na traseira, o amortecedor com 316mm de curso acoplado a balança Uni-Trak, que permite montagem da suspensão em uma posição mais baixa, ampliando o curso e também a precisão, trazendo ainda melhora na absorção de impacto e controle mais apurado na pilotagem. Para um ajuste fino dos pilotos, a dianteira oferece 23 opções de compressão e 20 de retorno. Com controle duplo de compressão na traseira, é possível fazer ajustes separados para alta e baixa velocidade (2.25 de alta e 21 de baixa), 38 de retorno e ajuste de pré carga.
Pronta para o que vier e quem vier
A ergonomia ajustável da KX 250 2021 permite adequar a moto para diferentes pilotos com os mais variados tipos físicos. É possível escolher a posição do guidão Renthal entre quatro opções, para melhor adequação do Ergo-Fit: 25mm para frente, 15mm para frente, standard ou 10mm para trás. Os pedais de apoio também podem ser ajustados, oferecendo duas posições: standard e 5mm mais baixa.
Transforme a moto numa extensão de seu corpo e tire vantagem da liberdade de movimentos, graças ao novo tanque, mais plano e com linhas que seguem o assento, proporcionando maior área de movimentação na moto, ideal para atacar saltos e curvas. Superfícies lisas e alongadas que facilitam a movimentação do piloto e assento coberto com tecido aderente, construído em espuma resistente que mantem o formato por muito mais tempo, além da rigidez que os pilotos precisam. A nova KX 250 oferece ergonomia superior, chassi mais largo na parte de baixo, onde ficam apoiados os pés e o peso do piloto com a parte superior mais estreita.
O visual Kawasaki que chama atenção no paddock. Carenagens com gráficos moldados e mais resistentes, aros pretos como os utilizados pela equipe oficial, tampa do óleo e outros detalhes em dourado, o minimalismo que faz da KX 250 2021 uma verdadeira obra de arte.
Com tanta potência e leveza que fazem a moto voar baixo nas pistas é preciso freios no mesmo nível para segurar a fera e manter o controle ao cravar os melhores tempos de volta. Otimizados com relação ao modelo 2020, na dianteira o modelo traz disco de freio no formato pétala, com 270mm e pinça de pistões duplos, poder de frenagem aliado a modulação para controle mais apurado graças ao novo cilindro mestre, igual ao da KX 450. Na traseira, disco formato pétala com 240mm e pinça de pistão único.
O motor mais poderoso de todas as gerações da KX 250, feito para andar rápido e estar na frente da largada até a linha de chegada. Suspensões prontas para competição, desenvolvidas com base em toda experiência Kawasaki na disputa dos maiores e mais competitivos campeonatos do mundo. Chassi leve e estreito que permite ao piloto se movimentar a vontade e com segurança, sem perder a estabilidade. Vista a moto e torne-a extensão de seus movimentos para subir no lugar mais alto do pódio.