Tecnologia de ponta

Da F1 para vida real: Mercedes cria ventilador menos complexo contra corona

Por Jota Pompílio - Em 30/03/2020 às 4:13 PM

20200330103128 1200 675 Respirador Cpap Mercedes

Respirador Mercedes

Depois da GM e Volkswagen se mexerem, a Mercedes-AMG dessa vez chegou junto e não foi com suas máquinas de quatro rodas, mas um pequeno aparelho, menos invasivo, que salvará vidas diante da pandemia. Criado por engenheiros alemães da Mercedes que atuam na Fórmula 1, o dispositivo será usado em pacientes que não necessitam de cuidados intensivos imediatos e liberando assim instalações para pacientes mais críticos. É bom salientar que esta criação foi concebida em só cinco dias.

Fabrica Mercedes

Fabrica Mercedes

Os testes já começaram com 40 dos dispositivos CPAP a serem usados na University London College Hospital e em mais três hospitais de Londres. Se o teste for um sucesso, a Mercedes planeja produzir até 1.000 dispositivos por dia na sua fábrica de High Performance Powertrain dentro de uma semana.

O dispositivo já recebeu aprovação para uso pela agência reguladora de produtos de medicamentos e assistência médica. “Esses dispositivos são um passo intermediário entre uma simples máscara de oxigénio e ventilação mecânica invasiva que requer que os pacientes sejam sedados. Eles ajudarão a salvar vidas, garantindo que os ventiladores, um recurso limitado, sejam usados apenas para os mais graves.”, destaca o professor Mervyn Singer, consultor de cuidados intensivos da UCLH.

Também um consórcio de empresas do Reino Unido reuniu recursos para fazer ventiladores médicos, incluindo Airbus, BAE Systems, Ford, Rolls-Royce e Siemens. O plano é começar a produção na próxima semana, depois de obter a aprovação do órgão regulador.

Mais notícias

Ver tudo de IN Road