Dia dos Namorados

Sommelier Clara Phileto explica o que deve ser considerado ao escolher os vinhos para datas comemorativas

Por Gabriela - Em 11/06/2020 às 12:00 AM

Whatsapp Image 2020 06 10 At 23.29.55

Clara Phileto

Este ano, independente de como será a celebração do Dia dos Namorados, é importante que não falte um bom vinho. Para ajudar os casais nesta data, a sommelier Clara Phileto entregou algumas dicas.

Segundo ela, na hora de escolher um vinho é importante levar em consideração o que será servido no jantar. “Se a escolha for um fondue de queijo, carne e chocolate, que combina com o clima mais frio, o ideal é escolher vinhos brancos com boa acidez, leves, frutados, com um pouco de mineralidade, como um Pinot Grigio, Riesling ou Chardonnay e que não tenha tido passagem por madeira”, comenta.

Clara afirma que é importante que o vinho não tenha um aroma muito acentuado para não “roubar” o sabor do fondue, não tornar o prato enjoado e “limpar” as papilas gustativas. A boa acidez do vinho também equilibra com o leite e gordura do queijo, tornando a harmonização perfeita.

Agora, se o fondue for de carnes magras, os vinhos elaborados com mais de uma uva, que não sejam muito envelhecidos, como um Bordeaux, são ideais. “A região, na França, é umas das áreas vinícolas de maior produção do mundo. Um espumante brut de bom volume em boca também harmonizaria bem se você optar por molhos mais fortes e condimentados ou carnes um pouco mais gordurosas”, explica a sommelier.

Found

Já na sobremesa, para harmonização, o vinho não pode tão doce quanto o prato. “Para o fondue de chocolate, um espumante moscatel cairia bem. Finalizaria limpando as papilas gustativas e o aroma doce da uva moscatel equilibra o dulçor do chocolate, tornando o momento mais agradável. Um vinho licoroso de Colheita Tardia também seria uma ótima opção e harmonizaria muito bem com as frutas do fondue, assim como um vinho fortificado como o Vinho do Porto que ficaria muito agradável com o sabor do chocolate”, finaliza.

Clara Phileto também revelou quais são os melhores rótulos para dar como presente no próximo dia 12. “Eu indicaria um bom Brunello di Montalcino. Classificado como DOCG, ele é produzido na região da Toscana e elaborado com a uva Sangiovese. Vinhos dessa uva são grandiosos e especiais”, indica.

Confira onde pedir seu vinho

Brava Wine: Delivery (85) 3039.0008 ou via aplicativo da loja, disponível no google play e app store

Loja RiDouro: 0800.0817865/WhatsApp (85) 99181.5798 ou pelo site, clicando aqui.

Grand Cru: Shopping Jardins Open Mall, das 9h às 16h ou via delivery, por meio do WhatsApp (85) 99218.1362.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle