Competição gastronômica

Senac divulga o ganhador do concurso “A Comida Cearense que Virá”

Por Gabriela - Em 25/08/2020 às 11:09 AM

Primeirolugar JoÃo Monteiro Da Silva Neto

João Monteiro 

Um baião de dois feito com técnica de risoto foi o vencedor do concurso “A Comida Cearense que Virá”, lançado pelo Senac Ceará. O Risoião Cearense tirou o primeiro lugar na competição e garantiu ao estudante de gastronomia João Monteiro uma bolsa para os cursos do Senac.

Os pratos finalistas foram avaliados pelos chefs do Restaurante Mayú, Ivan Prado e Diego Freire, e pelo professor, historiador, gastrônomo e membro do Observatório Cearense da Cultura alimentar – OCCA, Roberto Araújo, na última sexta-feira (21), no Senac Reference.

Além da técnica de risoto, o diferencial do prato ganhador está na escolha dos insumos. O Risoião Cearense utiliza arroz da serra e fava verde cozidos no leite de coco com piaba, acompanha ainda farofa rústica de amêndoas de babaçu e jaca com gergelim e coco seco, extraído para fazer o leite de coco usado no “risoto”.

Risoiãocearense

Risoião Cearense

“O ingrediente mais interessante na cozinha do João é a simplicidade. É muito mais fácil explorar sabores ao criar pratos elaborados. Ele transformou algo simples em uma experiência repleta de sabor. Ao provar o Risoião eu me senti comendo um baião de dois com peixe na beira da praia”, declarou o chef Ivan.

Segundo o Diretor Regional Sesc Senac Ceará, Rodrigo Leite, a competição foi pautada ainda pela inovação e criatividade, “habilidades que distinguem os profissionais que mais se destacam no mercado”, explica.

Mais notícias

Ver tudo de Notas