CEARÁ JUNINO

Secult lança festejos de maneira virtual

Por Gabriela - Em 04/08/2020 às 3:09 PM

O calendário nordestino desse ano não contou com os festejos presenciais de São João. Mas a programação online veio para acabar um pouco a saudade do forró e das comidas típicas.

Dando continuidade a essa programação, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), convida os cearenses a tirar o chapéu de palha do armário e reunir a família na sala de casa para curtir o tradicional Ceará Junino.

A programação totalmente virtual está bonita e animada e acontece nos dias 6, 7 e 8 de agosto, sempre às 18h30, no canal do Youtube da Secult Ceará.

Vai ter apresentações das quadrilhas campeãs, grupos musicais regionais, tutoriais de maquiagem junina, receitinhas de salivar, documentários sobre a nossa memória e tradição para apreciar, numa programação bem diversificada e voltada ao público de todas as idades.

Homenagem
Este ano, o tema é Balancê para Elzenir Colares, homenageando a Dama do Folclore Cearense.

Elzenir coordenou por 45 anos o Grupo de Tradições Cearenses, um dos mais antigos em atuação no Estado do Ceará. Professora, pesquisadora e artista, ela conseguiu, através do seu trabalho, inspirar e formar inúmeras gerações de brincantes, pesquisadores, professores e amantes do folclore cearense e brasileiro.

Durante sua trajetória, Elzenir Colares concebeu montagens baseadas no folclore cearense. Os espetáculos exploraram a música, dança, costumes e causos da cultura popular colhidos em todo o Ceará. Algumas montagens de sucesso foram: “No Ceará é Assim”, “Eita Ceará Pai D’égua” e “Festa de Padroeiro”.

Mais notícias

Ver tudo de Notas