Receita do sucesso

Rede de Farmácias Santa Branca projeta crescimento de 97% até o final do ano

Por Gabriela - Em 12/07/2021 às 4:00 PM

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Laura Paiva e Mauricio Filizola

Há 35 anos, Maurício Filizola, recém-graduado no curso de Farmácia, decidiu inaugurar no bairro em que morava uma farmácia que atendesse aos anseios da população local. Com isso, colocou todas as economias guardadas ao longo do tempo na realização daquele sonho. E, assim, nascia a Farmácia Santa Branca. Para que o empreendimento pudesse começar, Maurício atuava como entregador, comprador, balconista, farmacêutico da comunidade e empresário.

“Vemos que naquelas primeiras dificuldades e obstáculos ultrapassados formou-se um embrião forte com DNA de vencedor”, revela a empresária e farmacêutica Laura Paiva que, juntamente com Maurício, administra a Rede de Farmácias Santa Branca que conta com 18 lojas nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Sobral, Cascavel, Camocim, Maracanaú, Itapipoca e Canindé. O início foi desafiador, no entanto, os frutos colhidos foram muito bons.

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Mauricio Filizola e Laura Paiva

Com o crescimento da primeira loja e a estabilidade dos negócios vieram novos projetos e a aposta em pessoas. Quando questionada sobre os fatores que levaram a Rede de farmácias ao destaque atual, Laura reforça: “Maurício sempre valorizou o associativismo empresarial, foi diretor e presidente do Sincofarma, até chegar à Fecomércio, onde é primeiro vice-presidente, sempre dando oportunidade e multiplicando aos colegas farmacêuticos e demais funcionários retidão e ética no trato com as fórmulas e com o ser humano, obedecendo às leis e os princípios morais”.

Receita do sucesso

Atualmente, para que uma empresa, independente do segmento, consiga se manter com destaque e credibilidade no mercado, são necessários diversos fatores, entre os quais, a busca pela verdadeira excelência. Conforme Laura, ter e ser o melhor do segmento farma os respalda nessa via de mão dupla, sem perder o foco na rentabilidade que é o oxigênio da empresa, e sempre honrando os compromissos com clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. “Vejo nisso a receita do trabalho que nos coloca no patamar de hoje. Nisso queremos ser referência: levar bem-estar e prosperidade à população cearense”, diz.

Crescimento da Rede

De acordo com pesquisa realizada pela IQVIA e divulgada em dezembro do ano passado, entre janeiro e outubro de 2020, o mercado farmacêutico cresceu 13,6%. Nesse mesmo período, a Rede de Farmácias Santa Branca cresceu 48%. “Temos um projeto permanente de crescimento que, anualmente, no mês de novembro, apresentamos aos parceiros, fornecedores e colaboradores, onde repensamos o que fizemos e propomos o que queremos, com a Diretoria Administrativa alinhada aos Gestores de Compras, Financeiro, Marketing e RH”, destaca Laura Paiva. Ainda de acordo com a empresária, para 2021, a previsão é de um crescimento de 60%. “Estimamos que ficaremos bem acima do previsto. Se mantivermos o apurado dos cinco primeiros meses, ao final do ano, teremos crescido 97%. Nosso Projeto Anual contempla, também, ampliações. Abriremos mais três unidades até dezembro. Hoje, estamos com 18 lojas, desde a primogênita, no Benfica, até a caçula que fica na Jurema, Caucaia. Fecharemos o ano com 21 filiais. É a previsão”, analisa.

Inovações nos serviços

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ConsultVida

Menos de 20% da população brasileira possui plano de saúde. Com isso, o primeiro ponto de socorro na área da saúde são as farmácias. Por essa razão, a Santa Branca capacitou seu time de farmacêuticos e equipou todo o consultório, o que passou a ser chamado de Consultvida, que possui 28 serviços de atenção primária, inclusive com planos de fidelidade onde o custo fica baixo e o paciente tem um acompanhamento anual permanente. Laura explica que no primeiro atendimento ao cliente, em anamnese com o farmacêutico, é realizado um levantamento e aferição de dados que vão servir como acompanhamento de um tratamento ou embasar o paciente para qual profissional ele irá buscar e, ao mesmo tempo, contribuirá com o médico para um primeiro diagnóstico e qual a linha de investigação a ser tomada.

Outro ponto bastante trabalhado pela empresa diz respeito a questão do autocuidado, com qualidade e de maneira sempre acessível. “Hoje, temos a linha NATUPLEN®, linha de marca própria, com mais de 50 SKUs contemplando uma gama de suplementações cobrindo quase todas as necessidades. O exemplo mor é o PROPOVERDE Imune®, lançado em 2020, que se encaixou como uma luva no fortalecimento da imunidade quando da disseminação do coronavírus, por trazer na formulação a maior concentração de zinco do mercado, com um preço acessível. É o case da marca própria”, destaca Paiva.

Lançamento de franquia

Em 2019, a empresa participou de um projeto internacional com a IXLCenter que os provocava a multiplicar por 10 vezes o negócio no período de 5 anos. “Aceitamos o desafio e toda a gestão da Santa Branca se engajou, abraçou a ideia e o canal escolhido foi a franquia. Formatamos, entre muitos estudos e pesquisas, um modelo que favorecesse diretamente ao farmacêutico, que o colocasse como dono da farmácia. Daí surgiu a franquia para farmacêutico, o que barateará os custos fixos ao tempo em que o franqueado terá o foco nos medicamentos, nos produtos, na venda e no atendimento. Por trás está o suporte da Santa Branca com marketing, financeiro, compras, negociações, etc”, explica a sócia. E completa: “Estamos na fase final com a consultoria PRAXIS, referência em franquias no Brasil para, entre outubro e novembro, lançarmos a loja piloto da franquia da Rede de Farmácias Santa Branca, uma franquia de baixo investimento inicial, com suporte de 35 anos de experiência. Já temos 22 cartas de intenção assinadas por farmacêuticos em uma pesquisa feita no universo de 30 que estão no mercado privado”.

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