Covid Art Museum

Publicitários da Espanha criam o primeiro museu virtual dedicado ao Covid-19

Por Gabriela - Em 15/04/2020 às 12:09 PM

Museu

Covid museum

O primeiro museu nascido durante o período de quarentena já tem nome se dedica a falar sobre as consequências do isolamento. Reunindo trabalhos de artistas de todo o mundo, de forma virtual, o Covid Art Museum vem publicando através de sua conta no Instagram obras de arte que retratam o atual cenário do mundo.

Por trás da iniciativa, está o trio de publicitários espanhóis Emma Calvo, Irene Llorca e José Guerrero. “Nosso critério de seleção é escolher obras que são feitas no período de quarentena, que transmitem e refletem o que todos nós estamos vivendo e sentindo. Não nos limitamos a nenhuma técnica. Postamos todos os tipos de arte, sejam ilustrações, fotografias, pinturas, desenhos, animações, vídeos etc”, explicam.

A principal tarefa deles é fazer a curadoria do material que recebem de pessoas criativas do mundo todo através do Instagram. “Encontramos mensagens e obras de todos os tipos: muitos falam sobre amor e união; outros buscam conscientizar; alguns têm uma abordagem mais cômica e outros são simplesmente observações curiosas do novo cenário em que nos encontramos”, afirmam.

Por meio da hastag #CovidArtMuseum, do direct na rede social ou do email ([email protected]), qualquer artista pode enviar seu material. A conta no instagram já possui mais de 250 obras e cerca de 27 mil seguidores.

Em Fortaleza, uma iniciativa parecida também promete movimentar as redes sociais. Trata-se da primeira exposição virtual do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), intitulada “Arte em Tempos de COVID-19”. Contamos mais sobre isso aqui!

Mais notícias

Ver tudo de Notas