Pequena Ecologia da Imagem

Pinacoteca de São Paulo inaugura exposição panorâmica de Rosângela Rennó

Por Gabriela - Em 22/09/2021 às 11:27 AM

Befunky Collage

Pequena Ecologia da Imagem

Que tal curtir uma programação cultura pela selva de pedra? É que a Pinacoteca de São Paulo, celebrando os 35 anos de carreira de Rosângela Rennó, abre no dia 2 de outubro uma mostra panorâmica que reúne cerca de 130 obras da artista, criadas entre os anos de 1987 e 2021.

A exposição “Pequena Ecologia da Imagem” apresenta os principais argumentos que a artista desenvolveu em torno da fotografia expandida, aquela que extrapola a criação de imagens autorais e inclui seus processos técnicos e sociais. Além de obras que pontuam toda essa trajetória, a curadoria inclui trabalhos que serão vistos pela primeira vez e um projeto comissionado pela Pina.

O ineditismo no Brasil fica por conta da instalação Eaux des colonies (2021), resultado da residência artística de Rennó em Colônia, na Alemanha, e a série Seres notáveis do mundo (2014-2021), produzida em Las Palmas, Espanha. Ainda faz parte da seleção, a videoinstalação Terra de José Ninguém (2021) e os trabalhos Realismo fantástico (1991); Série Vermelha (Militares) (2000-3) e Arquivo Universal (1992-).

Com curadoria de Ana Maria Maia, a mostra adota trabalhos de linguagens diversas, das fotografias às coleções, objetos, instalações e obras audiovisuais que estarão distribuídas em três salas no quarto andar da Pinacoteca Estação.

“A artista considera a fotografia um pretexto para se questionar os arquivos, as narrativas e as relações de poder que fazem algumas imagens existirem e circularem, enquanto tantas outras permanecem invisíveis e, portanto, esquecidas. Nesse sentido, embora a linguagem fotográfica seja de fato predominante enquanto suporte e assunto em seu trabalho, ela aparece de forma expandida, o que envolve assumir seus bastidores, fazer críticas e desconstruções; entrelaçá-la a textos, máquinas, objetos e coleções”, resume a curadora.

A mostra fica em cartaz até o dia 7 de março de 2022, com ingressos gratuitos mediante reserva pelo site da Pinacoteca.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle