Agenda no RJ

Nicola Miccione recebe Pompeu Vasconcelos no Palácio Guanabara

Por Gabriela - Em 08/03/2021 às 5:15 PM

Whatsapp Image 2021 03 08 At 16.37.58

    Pompeu Vasconcelos e Nicola Miccione, no Palácio Guanabara

Nesta segunda-feira (8), Pompeu Vasconcelos, que está em solo carioca, almoçou com o secretário- chefe da Casa Civil, Nicola Miccione e seu advisor,  Marco Antônio Rodrigues Simões, no Palácio Guanabara.

“Conversamos sobre gestão eficaz do Estado, privatização, a cerimônia de celebração dos 456 anos do Rio, realizada na última segunda-feira (1º), os 90 anos do Cristo Redentor, a retomada do turismo, segurança, vacinação e ações de combate ao Covid, além do projeto Palácios de Portas Abertas”, entrega Pompeu Vasconcelos. Segundo ele, tudo estará na edição especial da Insider Rio de Janeiro.

Após o encontro, o head do Portal IN foi recebido pela secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, o Secretário Executivo Windson Maciel e o assessor Fred Pontes na Biblioteca Parque Estadual, que reabriu para o público hoje com acesso controlado.

Lá, Pompeu Vasconcelos pôde conhecer o acervo de mais de 100 mil livros, as exposições e demais instalações montadas no espaço do equipamento cultural.

O público que quiser visitar a BPE, que está com funcionamento limitado ao horário das 10h às 16h, deverá realizar o agendamento prévio online através da plataforma Sympla. Os visitantes só poderão permanecer duas horas dentro do equipamento.

“Temos uma demanda enorme de professores, pesquisadores e estudantes pela consulta aos livros e por isso estamos encarando o desafio de abrir a Biblioteca Parque, mesmo com toda a necessidade de prevenção. Por outro lado, será uma oportunidade para quem vem consultar o acervo ver exposições belíssimas”, disse Danielle Barros.

Exposições

Quatro exposições estão abertas na Biblioteca Parque Estadual. Entre elas, está “Sertão Rio – Saberes do Nordeste”, que foi montada em fevereiro, com recursos da Lei Aldir Blanc. Nela, estão contidas mais de cem obras de arte popular que retratam a cultura do povo nordestino. Ela estará aberta até 26 de março.

De impacto visual é o “Projeto Neon – Makeup e Fotografia”, do artista Auri Mota. Ele produz peças a partir da fotografia dos efeitos da maquiagem fluorescente sobre os corpos humanos. Seus trabalhos estarão expostos até 02 de abril, também através do patrocínio da Aldir Blanc.

Outra mostra que ocupará hall da biblioteca é “Brasileiro Sou: Memórias Ruianas”, fruto de uma parceria entre a SECEC e a Fundação Casa de Rui Barbosa. A exposição é composta de 15 painéis impressos em PVC de 0,80 x 110,00 cm e apresenta um panorama da vida de Rui Barbosa, maior jurista brasileiro.

Também está aberta ao público a exposição “Brazil Jeans”, composta por um conjunto de manequins, masculinos e femininos, vestidos com figurinos de jeans reciclados. As roupas levam uma série de aplicações, que remetem a um cenário futurista e ao mesmo tempo de reciclagem e preocupação com o meio ambiente. A instalação, que fica na BPE até 26 de março, também foi patrocinada pela Lei Aldir Blanc e marca a abertura Programação do Movirio Festival #MÓVERÃO.

Mais notícias

Ver tudo de IN News