Recife Cósmico

Nasa divulga foto inédita em comemoração ao 30º aniversário do telescópio Hubble

Por Gabriela - Em 27/04/2020 às 11:43 AM

Stsci H P2016a M 2000x1374

NASA

No dia 24 de abril de 1990, o Telescópio Hubble decolou a bordo do ônibus espacial Discovery acompanhado de cinco astronautas. Um dia depois, ele entrou em órbita a 600 quilômetros da superfície da Terra, onde está até hoje. Desde então, ele tem contribuído com descobertas sobre o universo e fornecido as imagens mais fantásticas dos cosmos.

Celebrando seus 30 anos em orbita, a NASA divulgou uma imagem inédita de duas nebulosas que fazem parte de uma vasta região de formação de estrelas na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea. Apelidada de Recife Cósmico, ela mostra a nebulosa NGC 2014, à direita, junto de sua vizinha NGC 2020, à esquerda. A mancha vermelha é formada por gás hidrogênio, enquanto o azul é gás oxigênio aquecido a mais de 10 mil oC.

Hubble

Hubble

De acordo com a Nasa, a longevidade do Hubble pode ser atribuída a cinco missões de manutenção, de 1993 a 2009, nas quais os astronautas atualizaram o telescópio com instrumentos avançados e fizeram reparos em órbita.

Até agora, o Hubble já produziu 1,4 milhão de observações e forneceu dados usados para escrever mais de 17 mil publicações científicas. Segundo a Nasa, seus arquivos abastecerão ainda futuras pesquisas astronômicas nas próximas gerações. A expectativa é de que o telescópio espacial permaneça em operação durante a década de 2020, em sinergia com o próximo telescópio espacial James Webb.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas