Corpore Sano. Mens sana

Lissandra Uttempergher dá dicas certeiras para quem quer fazer exercício em casa

Por Pompeu - Em 14/04/2020 às 4:46 PM

Afcfd63b 0a3d 4cda 8f19 Ebe90020c9d5

Lissandra Uttempergher

Manter-se saudável é fundamental! Esse período de quarentena requer uma dieta equilibrada, uma boa noite de sono, exposição ao sol e a prática de exercícios físicos para fortalecer o sistema imunológico, evitando sensações indesejáveis, como dores no corpo, cansaço e desânimo. Mas, alguns cuidados devem ser tomados para tornar os treinos mais seguros e eficazes, relata a personal trainer Lissandra Uttempergher.

Formada em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e pós -graduada pela Escola Paulista de Medicina em Fisiologia do Exercício, a profissional dá aulas online para ajudar as pessoas durante esses dias de isolamento social e sugere treinos funcionais com movimentos naturais para manter o corpo em forma nesse período em que as academias permanecem fechadas por conta do combate à disseminação do Covid-19.

“Invista em treinos funcionais, porque a maioria desses exercícios usa o próprio peso do corpo para gerar sobrecarga, e movimentos naturais, como saltar, correr, pular, estabilizar. Exercícios multiarticulares, como agachamento, flexão de braço e  afundos são excelentes para intensificar o treino e aumentar o gasto calórico, consequentemente a queima de gordura”, indica Lissandra.

Equipamentos
Para quem não tem equipamentos próprios em casa, a personal trainer diz que vale usar a criatividade. “Você pode adaptar livros, sacolas com quilos de alimentos dentro, galão de sabão líquido, cadeira e bastão como material de treino”, destacando que aumentar a amplitude dos exercícios e diminuir o tempo de descanso também são formas de turbinar seu treino. A profissional lembra que por serem mais intensas, essas sessões não precisam ser muito longas.

Lissandra recomenda que as pessoas ouçam seu corpo. “Ele dá sinais como fadiga, letargia e fraqueza se algo não estiver bem. Em caso de uma noite de insônia ou mal dormida, falta de alimentação ou até excesso de treino, é preciso parar e dar o descanso necessário para que o corpo se recupere”, complementa

Idosos e crianças

A profissional lembra que os idosos e crianças também precisam de exercícios. ” Idosos também precisam se movimentar, respeitando suas limitações, podendo fazer sessões de treinos funcionais, mobilidade articular, alongamentos e aulas de dança online. As crianças não podem ficar de fora! Para esse grupo recomendo atividades mais lúdicas, como pular corda, amarelinha e bambolê”, informando que existem várias brincadeiras disponíveis para tirá-las da frente da TV ou da Internet.

“O mais importante é que cada pessoa adeque seu treino de acordo com o seu condicionamento físico e limitações, respeitando sempre seu corpo. Não é hora de atividades extenuantes”, aconselha Uttempergher, ressaltando que  treinos moderados tem bons resultados e oferecem menos risco de lesão. Outra dica importante é limpar a casa e organizar a área do treino para garantir o desempenho. “Só não vale é ficar parado!”, conclui.

Interessou? Lissandra Uttempergher disponibiliza treinos online e aulas em seu Instagram

Serviço:

Personal trainer Lisandra Uttempergher

Contato:

+ 55 (85)9 9105-0080

Instagram: @lis_uttempergher

e-mail: [email protected]

 

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle