Produção Literária

Lira Neto vai lançar novo livro sobre a história e a relação dos judeus sefarditas com o Brasil

Por Gabriela - Em 16/06/2020 às 3:42 PM

Lira

Lira Neto

Escritor e jornalista cearense, Lira Neto está prestes a finalizar sua mais recente obra a qual vem se dedicando nos últimos anos. A publicação, que será lançada pela Companhia das Letras, conta a história dos judeus sefarditas que, perseguidos pela Inquisição na Península Ibérica, refugiaram-se em Amsterdã e, de lá, seguiram para o Brasil durante a ocupação holandesa.

Segundo o autor, que há cerca de dois anos mora em Portugal, a mudança para a Europa fez o trabalho ganhar fôlego. “Essa é uma antiga pesquisa, que me acompanha há quase uma década. Ela é amparada por vasta bibliografia e pela consulta a fontes primárias do século XVII em arquivos de Portugal, Espanha, Holanda, EUA e Brasil”, revela.

A obra terá cerca de 400 páginas e busca reconstituir essa trajetória coletiva, mas a partir das narrativas de vida de personagens fascinantes: inquisidores, judeus queimados em fogueiras, mercadores, piratas, corsários, impressores, senhores de engenho.

“Uma história cheia de intrigas, traições, delações, guerras – e esperanças. O livro será dedicado a todos os refugiados, exilados e desterrados do mundo”, conclui o autor.

Esta será a quanta obra de Lira Neto lançada pela Companhia das Letras. A editora já publicou Padre Cícero (2009), vencedor do Jabuti em 2010, a trilogia Getúlio (2012-14), premiado em 2014, Uma História do Samba (2017) e Maysa (2017).

Mais notícias

Ver tudo de Notas