ARQUITETURA E DESIGN

Lara Linhares desenvolve projetos que unem a modernidade do contemporâneo e a sofisticação do clássico

Por Pompeu - Em 19/08/2020 às 4:59 PM

Whatsapp Image 2020 08 19 At 15.31.36

Lara Linhares

Mescla de cores branco, cinza e preto, com toques de cores vibrantes e traços clean, fazendo a junção do contemporâneo com a sofisticação do clássico. É dessa forma que a arquiteta cearense Lara Linhares garante a personalidade e a identidade em cada um de seus projetos.

“Sempre busco trazer um pouco do que eu acredito, da minha vivência e das minhas emoções para somar com a essência do cliente. Para mim, cada projeto é único, com suas particularidades e sua história”, revela. Dessa maneira, sua forma de trabalho traz materiais, composições e peças que contam histórias, sempre de forma afetiva, tangível e funcional. “Sou apaixonada por arte e design, então, tento sempre representar um pouco dessa minha paixão nos projetos, criando ambientes únicos”, diz Lara.

O início e a experiência no Canadá
Apesar de em sua família não existir nenhum arquiteto, Lara afirma que a influência de seus avós, que eram donos de construtoras, acabou por favorecer seu interesse pela área. Segundo ela, a arte e a criatividade sempre a acompanharam, desde pequena, com muita intensidade e amor. Dessa forma, decidiu levar essas vertentes para a arquitetura com o intuito de transformar, emocionar e impactar a vida das pessoas. Ainda bastante jovem, Lara teve a oportunidade de passar seis meses estudando no Canadá.

“Nesse tempo, tive a chance de fazer algumas disciplinas focadas mais em artes e trabalho manual, foi o que me deu um ‘estalo’ do que eu realmente queria para a minha vida: viver em um mundo onde eu pudesse expressar as minhas ideias, compartilhar com as pessoas e poder, de alguma forma, ajudá-las a ter uma vida melhor”, conta.

No Canadá, Lara percebeu que a criatividade não possui limites e que, diariamente, poderia se desafiar a fazer algo novo e, assim, ter uma vida mais dinâmica. “Além dessas disciplinas pude vivenciar novos costumes, novos estilos de vida, culturas diferentes e observar o comportamento de outro País. Com isso, me fez enxergar a importância de estudar a fundo cada família ao projetar o seu lar, respeitar os seus costumes e hábitos”, aponta. Ao retornar a capital cearense, a jovem já estava decidida sobre a graduação a fazer e, assim, formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Escritório e projetos de arquitetura

Whatsapp Image 2020 08 19 At 15.31.44

Lara Linhares

Durante a faculdade, Lara chegou a estagiar em alguns escritórios de arquitetura, o que possibilitou experiência e conhecimento de mercado. Tão logo teve oportunidade, no entanto, decidiu abrir seu próprio escritório. O ambiente possui um estilo moderno e industrial, que brinca com a geometria e as cores, trazendo personalidade e funcionalidade.

“Planejamos o espaço para que cada pessoa que entre sinta o impacto visual e o nosso acolhimento. Queremos dizem um ‘seja bem-vindo’ antes mesmo de falarmos. Nosso objetivo é fazer com que os clientes se sintam confiantes e tranquilos para tomarem suas decisões”, explica a arquiteta.

Além de projetos de arquitetura, o escritório trabalha com projetos de interiores, corporativos e comerciais. Ao longo da carreira, Lara desenvolveu trabalhos de destaque, entre eles: Spa do Carmel Charme Resort, na praia do Barro Preto, no município de Aquiraz, e a Loja do Carmel Cumbuco, ambientes que complementam e trazem o hóspede para uma conexão ainda maior com a natureza e com a cultura do Ceará. Além do estudo de uma casa de campo, com 421 m² de área construída, no interior de São Paulo, ambiente amplo e fluido, que conecta a parte interna da residência com a natureza ao seu redor, e o projeto de um supermercado, com 1.291 m² de área construída, no município de São Benedito, que possui loja, estoque e escritório em um mesmo prédio, facilitando a comunicação e trazendo mais praticidade aos colaboradores.

No âmbito corporativo, já desenvolveram escritórios para diferentes segmentos no mercado de Fortaleza, como clínicas de psiquiatria, clínica de estética, clínica especializada em neuropsicologia, escritório de advocacia, dentre outros.

“No cenário residencial, já projetamos para diferentes fases da vida e contando histórias diversas através dos ambientes, como o primeiro apartamento do jovem solteiro ou a primeira casa do novo casal, o apartamento da família, a casa dos avós, a casa de veraneio para celebrar momentos especiais e descansar da rotina”, ressalta.

Referências e tendências da arquitetura em 2020
Apesar de admirar grandes profissionais da área, Lara diz que suas maiores referências são suas viagens, onde treina o olhar, conhece vários países, diferentes culturas e hábitos. Para a profissional, as chamadas “tendências”, nada mais são do que as nossas experiências de vida, são fatos, indícios e sensações. “Elas surgem com necessidades e novos hábitos, e, essa pandemia, fez com que desacelerássemos a vida corriqueira e ficássemos mais próximos da nossa casa. Passamos a valorizar mais cada cantinho, vermos a importância do conforto, bem-estar e funcionalidade, criando espaços com design de afeto, que contam histórias e que tenham a verdadeira essência de quem habita”, afirma.

Projetos futuros

Whatsapp Image 2020 08 19 At 15.31.46

Lara Linhares

Lara Linhares revela que falar sobre futuro é falar sobre crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Conforme analisa, existem vários novos projetos para o escritório e, também, para a equipe. “Acredito muito que o trabalho em equipe te leva mais longe. Por isso, quero caminhar sempre ao lado da minha equipe, crescendo e aprendendo juntos, diariamente, para conquistarmos novas etapas da nossa história”, revela. A arquiteta afirma que têm planos para desenvolver projetos em vários locais do Brasil, levando um pouco da identidade do escritório para novos cenários e tangibilizando histórias.

“Para tirar os planos do papel, reinventar é preciso. Estamos sempre buscando nos atualizar e compreender o mercado, as tendências e o mundo da arte. Procurando sempre acompanhar feiras, como o Salão do Móvel de Milão, e novidades da área ao redor do mundo”, projeta.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle