INSTITUTO MYRA ELIANE

Igor Queiroz Barroso assina prefácio do livro que revela a ancestralidade dos cearenses

Por Marcelo - Em 03/08/2020 às 10:00 AM

O Instituto Myra Eliane lança nesta terça-feira (4), às 19h30, através de transmissão ao vivo, o livro “O Cearense Revelado: uma jornada via DNA desvenda nossa ancestralidade”, de autoria do professor e jornalista, Luís Sérgio Santos. A publicação tem prefácio do empresário e presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso.

Igor Queiroz diz que livro é baseado na pesquisa GPS-DNA                    Foto: Portal IN News

Trata-se de uma continuidade ao ensaio “O Cearense”, do professor e ex-governador José Parsifal Barroso, publicado em 1969, e reeditado em 2017. “O Cearense Revelado” mostra, através da pesquisa inédita GPS-DNA Origins Ceará, o padrão genético da composição do cearense. A análise genética foi realizada no Laboratório DDC, em Ohio (EUA), a partir de amostras colhidas em todo o Ceará.

“Essa é a via que nos permite agora mostrar O Cearense Revelado. Para isso, o apoio de cientistas na pesquisa foi fundamental, notadamente a metodologia desenvolvida pelo professor Eran Elhaik e seu time, que criaram o algoritmo GPS — Geographic Population Structure (Estrutura Geográfica da População)”, explicou Igor Barroso.

Segundo ele, o método permite o rastreamento genético ancestral a partir de amostras de DNA. “Essa nova escalada parece-nos somente o início de uma grande revolução na história da humanidade, notadamente no campo da Medicina Molecular”, asseverou.

Desenvolvido em 14 capítulos, o livro traz temas como: A gênese de O Cearense; Visões do Ceará; A evolução humana; Rastreamento genético via DNA; Os grupos genéticos do cearense; A análise de Eran Elhaik; Fennoscandia e a Era Viking; Arábia: judeus, sírios e libaneses, dentre outros.

A live de lançamento do livro será transmitida pelo Youtube do Instituto Myra Eliane, Facebook (@myraeliane), Instagram (@myraeliane) e contará com a participação do presidente do instituto, Igor Barroso; do autor Luís Sérgio Santos e do colaborador técnico da pesquisa, médico Evangelista Torquato.

Mais notícias

Ver tudo de Notas