Panóplia Paradoxo

Galeria Leonardo Leal inaugura exposição individual de Cadeh Juaçaba

Por Gabriela - Em 05/07/2021 às 9:08 AM

526bdc5c 54e6 4704 9ef9 Fb93b55be6e3

Cadeh Juaçaba Foto: Igor Barbosa

No próximo dia 10 de julho, a Galeria Leonardo Leal inaugura a exposição “Panóplia Paradoxo”, mostra individual do artista visual cearense Cadeh Juaçaba. A mostra reúne a produção mais recente do artista e apresenta a continuação da pesquisa apresentada em sua última exposição internacional, em Lisboa.

“Vejo nessa exposição a possibilidade de mostrar em Fortaleza um trabalho que reflete o tempo em que vivemos, explorando questões relevantes, a nossa atividade politica e social. Procuro por meio das linguagens e mídias que abordo propor essa sugestão sobre o conflito entre identificação e identidade”, comenta Cadeh.

O artista traz a bandeira como elemento central da discussão, em ato de evidenciar o “sintoma” atual de polarização e ambiguidades. Por “Panóplia”, entende-se a composição ou coleção de bandeiras e mastros, seguindo a desconstrução formal e conceitual do que está posto como simbólico nas obras da exposição.

Há 3 anos Cadeh dedica sua pesquisa aos símbolos e signos da pátria. Em 2020, em plena pandemia do Covid-19, ele participou do 71o Salão de abril com a obra “Mastro de Cruzeiro”, cuja curadoria foi de Diego Matos, Julia Rebouças e Paulo Portella. A obra anuncia o interesse sobre as possibilidades escultóricas em uma escala maior do que a já executada pelo artista.

Segundo Cadeh, a exposição na Galeria Leonardo Leal mostra uma abordagem diferente para a escultura. “Ela ganha, de certa forma, uma escala de monumento. Já havia apresentado objetos, mas de uma maneira mais contida, sempre em uma característica portátil. Agora, minha relação com a forma, o peso e a matéria é outra”, diz o artista.

Outra novidade na mostra é a apresentação da produção fotográfica, que evidencia ainda mais suas proposições ficcionais.

Mais notícias

Ver tudo de Agenda