Cariri tá na Moda

Em parceria inédita com Ronaldo Fraga, Sistema Fecomércio leva moda e tradição ao SPFW

Por Gabriela - Em 04/06/2021 às 9:19 AM

Ronaldo Fraga5 Foto Ana Colla

Ronaldo Fraga

A tradição de um território é marcada pela vida de seu povo, entre saberes e fazeres, que perpetuam de geração em geração. Berço de uma cultura própria, a região do Cariri cearense, tem cores, danças, trajes, festas, histórias e ícones únicos, que representam um legado vivo.

A partir da união entre as ações do programa de cultura do Sesc e o segmento de moda do Senac, surge a Collab dos alunos e profissionais do Senac com o estilista Ronaldo Fraga, um dos principais percussores no que se refere à moda com DNA brasileiro.

O projeto consiste no planejamento e criação da coleção de moda “Terra de Gigantes”, inspirada nos Museus Orgânicos e Mestres da Cultura do Cariri. O lançamento dessa Collab acontecerá no dia 23 de junho, na abertura da Edição N° 51 do São Paulo Fashion Week, apresentada via streaming para o mundo.

O processo criativo aconteceu através de reuniões semanais de forma remota, nas quais os alunos, instrutores e o estilista compartilharam pesquisas e técnicas para a construção da coleção. Mesmo à distância, devido ao cenário de pandemia, os alunos expressaram suas vivências da região para contextualizar o artista, que ouviu todas as colaborações e sugestões em um rico intercâmbio de experiências.

Com uma marca registrada em seus desfiles que estabelecem um diálogo entre cultura brasileira com o mundo contemporâneo, Ronaldo Fraga chega ao Ceará para a etapa final da Collab com o Senac e o Sesc, reconhecendo o território de tradição e cultura que protagonizam a coleção. O estilista tem em sua trajetória projetos com foco na reafirmação cultural de pequenas comunidades em diferentes regiões do Brasil. Agora, chegou a vez do Cariri Cearense.

Cariri tá na Moda

Inserindo os Museus Orgânicos como referência na coleção de moda, o Sistema Fecomércio tem como propósito fortalecer a moda autoral e a cultura do Cariri. Essa construção proporciona vivências reais para os alunos através de projetos integradores e de projetos importantes como as Collabs com estilistas e a participação nos maiores eventos de moda da América Latina.

Nesse ritmo, o Senac Cariri passa a se tornar uma referência no segmento da Moda Autoral, apresentando o Cariri ao mundo através da Moda. Essa será a segunda vez que o Cariri irá brilhar nas passarelas do maior evento de moda do Brasil e mais importante da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Em 2019, com a coleção SerTão Cariri em uma colaboração do Senac Ceará com a marca de jeanswear Amapô, a parceria levou traços marcantes da região cearense para o desfile. Também em 2019, a moda autoral caririense, estimulada pelo Senac, ganhou espaço de destaque no Dragão Fashion Brasil, maior encontro de moda autoral da América Latina, com a coleção cápsula Cariri Visceral, idealizada pelos alunos do curso de Costureiro, Modelista e Figurinista do Senac Cariri.

Mais notícias

Ver tudo de Notas