Atenção

Coronavírus é usado para espalhar golpes na internet. Confira como se proteger!

Por Gabriela - Em 01/04/2020 às 11:17 AM

Xwhatsapp.jpg.pagespeed.ic.coeioymwa9

Golpes

A epidemia do coronavírus tem espalhado mais do que medo e notícias falsas. Os golpes na internet por quem quer se aproveitar da fragilidade da população também tem se proliferado. Pesando nisso, o Serasa Ensina, braço educacional do Serasa Consumidor, elencou seis dicas importantes para que o consumidor se proteja na internet.

Confira:

WhatsApp não é jornal

Pode ser um grupo da família, do trabalho e até dos seus amigos. Em tempos de muita informação, nem tudo que compartilham é real. Na dúvida, fique atento aos noticiários para ter informação de fonte segura e saber direitinho como agir no meio da crise.

O Ministério da Saúde tem um número de verificação de fake news no WhatsApp – (61) 992894640, que pode ser acionado nesses casos.

Sempre checar as fontes

Esse é um dos mandamentos básicos para investigar qualquer informação. Se organizações ou pessoas que você nunca ouviu falar e não tem contato, mandam algo para você, desconfie. Pesquise primeiro, a internet está aí para isso! Dá para saber se a notícia é verdadeira ou fake news depois de uma simples pesquisa no Google. Veja se a informação aparece em outros lugares confiáveis antes de clicar em qualquer link duvidoso. Se o conteúdo estiver em apenas um lugar, é mau sinal.

Não compartilhe seus dados

Essa dica parece básica, mas deve ser reforçada em crises como essa. Nunca compartilhe seu RG, CPF, dados bancários e informações de cartão sem necessidade. Mesmo ao passar essas informações para conhecidos, você corre risco. Não se sabe se o número de algum familiar ou amigo foi clonado e está sendo usado para te causar prejuízo.

Desconfie de links de doação

Os criminosos da internet têm muita criatividade e podem se aproveitar da sua boa vontade nesse momento tão difícil. As doações são a principal forma de atrair internautas para links e sites perigosos. Depois que você preenche dados na plataforma, o dinheiro pode ser desviado para hackers que também podem usar seus dados para realizar compras, empréstimos indevidos, além de crimes envolvendo o seu CPF.

Não baixe aplicativos desconhecidos

Já circulam na internet links para baixar falsos aplicativos sobre COVID-19. Um exemplo deles é o COVID19Tracker. Teoricamente, por meio do aplicativo você pode ver mapas interativos de proliferação da doença e dados estatísticos mundiais. Mas, na verdade, se trata de um malware que criptografa e bloqueia celular, computador e demais dispositivos onde é instalado. Então, fique atento.

Monitore seu CPF

Com todas essas ameaças nos grupos, sites duvidosos e links compartilhados, é ideal estar sempre atento aos seus dados. Por meio do Serasa Antifraude é possível ter um relatório completo e saber toda vez que consultam o seu CPF. Nele, além de monitorar seu CPF 24 horas por dia, você consegue checar se seus dados estão da dark web. Assim você fica mais seguro contra golpes e fraudes.

 

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas