Dicas

Conheça cinco estratégias para melhorar a qualidade do sono durante a quarentena

Por Gabriela - Em 25/06/2020 às 10:11 AM

Diferentes níveis de isolamento, home office, aulas online, sedentarismo. Em meio à pandemia, motivos não faltam para um cenário de desafios para um bom sono. O resultado é um crescente número de pessoas que têm se queixando de má qualidade do sono.

Se você também está tendo dificuldades na hora de dormir, aqui vão cinco estratégias que podem te ajudar a melhorar suas noites de sono durante a quarentena. Confira:

Veja A Importancia De Uma Boa Noite De Sono Para A Saude 1170x508

Foto: Reprodução

Estabeleça (e siga) uma rotina

A falta de uma rotina de atividades com horários bem definidos é, sem dúvida, uma grande ameaça para a qualidade do sono. A rotina de horários para se deitar e levantar deve observar no máximo 7 a 8 horas de sono. Portanto, observar uma rotina bem estabelecida, mesmo dentro de casa, é fundamental para regular nosso relógio biológico, sempre lembrando que não é necessário se cobrar um alto índice de produtividade ou se culpar caso algo fuja do esperado.

Pratique atividade física

A atividade física é uma aliada de peso para manutenção da saúde do corpo e da mente. Especialistas afirmam que praticar exercícios libera hormônios que combatem a depressão e a ansiedade, além de ampliar a sensação de bem-estar, melhorando as condições de sono. Apesar da recomendação, vale lembrar de optar por atividades mais moderadas ou relaxantes à noite, deixando as intensas para o período diurno.

Evite usar aparelhos eletrônicos antes de dormir

A luz dos aparelhos eletrônicos antes de dormir interfere na produção do hormônio da melatonina, responsável por regular o sono. Esse cuidado também ajuda a restringir o consumo de notícias densas ou negativas perto da hora de dormir.

Reveja hábitos alimentares

Reduzir ou evitar bebidas estimulantes, como café e chá preto, à noite pode minimizar a ocorrência de insônia. Além disso, os alimentos gordurosos e mais pesados devem ficar fora do cardápio no período noturno, já que dificultam a digestão e podem causar sintomas gástricos que prejudicam o sono.

Faça da sua cama um local sagrado

Pela manhã, saia da cama, abra as janelas, coloque uma roupa diferente para passar o dia. A dica é não trabalhar, estudar ou se alimentar no quarto ou na cama, e nem mesmo ficar nela sem estar com sono. Ir para a cama sem sono pode aumentar a ansiedade e resultar em uma noite mal dormida.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle