Temporada de Páscoa

Conheça cinco benefícios do chocolate para a saúde

Por Gabriela - Em 09/04/2020 às 3:40 PM

Para quem é fã de chocolate, o domingo de Páscoa está chegando. Por isso, nada mais justo do que aproveitar a data para saborear essa delícia que ainda faz bem à saúde. Abaixo você confere cinco benefícios do doce e, clicando aqui, uma lista completa dos estabelecimentos que entregam a delícia via delivery.

 

27c68cd6bb8bc9c66a913d8472a46b9e

Dá energia e ânimo para as atividades do dia a dia

O chocolate é um alimento com alto valor energético, o que nos ajuda a ter disposição para realizar nossas tarefas. Ele contém substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina (também presentes no café e no guaraná), que fazem o cérebro se manter alerta e favorecem a concentração.

Reduz a pressão arterial

O chocolate ajuda a controlar a pressão arterial devido à presença do óxido nítrico, uma substância que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos. Na versão amarga, esse efeito é potencializado pela presença de substâncias antioxidantes, como as procianidinas e catequinas, que inibem a ação de uma enzima que faz a pressão aumentar.

Ajuda a controlar o colesterol

Os benefícios do chocolate amargo também incluem um maior equilíbrio nas taxas de colesterol, pois seu teor de flavonoides aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o ruim (LDL).

Previne o envelhecimento precoce

Além de ser utilizado em tratamentos de beleza para a pele e o cabelo devido ao seu poder hidratante, o chocolate ajuda a combater os sinais do envelhecimento de dentro para fora. Esse benefício acontece pelo conteúdo de substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais, que contribuem para neutralizar os danos causados pelos radicais livres, as moléculas responsáveis pela degradação do colágeno e o consequente surgimento de rugas e flacidez.

Favorece a saúde emocional

O chocolate contém triptofano, uma molécula que participa da produção de serotonina, conhecida por ser o neurotransmissor do relaxamento, e estimula a liberação de endorfinas, que conferem sensação de bem-estar. Ele ajuda a reduzir os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, contribuindo na prevenção e combate de sintomas relacionados à depressão e à ansiedade.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle