Bem-estar

Confira cinco razões para incluir a meditação em sua rotina

Por Gabriela - Em 29/04/2020 às 12:39 PM

As terapias alternativas têm sido o refúgio de muitas pessoas neste período em que todos estão em casa. Muitos procuram nela meios de relaxar ou aliviar dores e transtornos como ansiedade e depressão. Há ainda aqueles que têm muita vontade de meditar, mas não sabem nem por onde começar.

Se você quer incluir a meditação no seu dia a dia, listamos abaixo cinco bons motivos para aderir a prática. Confira!

Gisele

Começar a meditar é simples

A meditação não é uma prática exclusiva de pessoas naturalmente calmas ou praticantes de Yoga. Pelo contrário, é simples, um exercício mental de atenção consciente que pode (e deve) ser feita por qualquer pessoa, a qualquer momento e em qualquer lugar.  Uma das milhares técnicas existentes é a atenção plena, ou mindfulness, que consiste em se concentrar em uma única ação, como respirar, ou uma palavra, como amor.

Alívio imediato para ansiedade

É cada vez maior o número de pesquisas científicas que comprovam a eficácia da prática regular de meditação no controle e diminuição de sintomas de transtornos como depressão e ansiedade. A maior compreensão dos próprios sentimentos, o aumento da qualidade da respiração são alguns efeitos da prática que contribuem para isso.

Para ajudar estas pessoas, o Positiv App, recém-lançado aplicativo brasileiro em português, lançou uma campanha no seu perfil no Instagram, chamada #meditacomigo, com lives diárias de meditação às 8h, sempre com um convidado ou convidada especial.

Sozinho ou em grupo, meditar traz compaixão

Ao fazer o exercício de observar o que se pensa sem julgamento, ganha-se uma poderosa ferramenta para diminuir pensamentos excessivos e destrutivos, ao mesmo tempo em que aumenta a compaixão por si mesmo e pelo outro. Fazendo o exercício de forma coletiva, os efeitos podem vir mais rapidamente.

Meditar faz bem para a saúde

Ao diminuir a sensação de estresse, raiva e medo por meio da meditação, somatizações como gastrite, dor de cabeça, tonturas, inflamações, entre tantas outras podem ser dissolvidas. A prática da respiração consciente tende a acalmar o nosso ritmo respiratório, o que também traz alívio para os batimentos cardíacos e pressão arterial.

Meditar melhora a produtividade

Não é por acaso que muitos atletas de alta performance meditam regularmente e grandes empresas investem cada vez mais em programas de mindfulness para trazer mais tranquilidade e produtividade no trabalho de seus funcionários.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle