Bem morar

Arquitetas apontam as possíveis tendências de decoração para o período pós-pandemia

Por Gabriela - Em 02/06/2020 às 12:52 PM

Proejto

Projeto de Susana Clark Fiuza

É fato que a pandemia causou uma mudança significativa em nossos hábitos e costumes. Cuidados que antes não faziam parte da rotina começaram a se encaixar na nova realidade, já que o distanciamento social nos obrigou, por exemplo, a se adequar ao trabalho em home office, ao ensino a distância, a ginástica em casa, tendo ainda o entretenimento, as reuniões e os pedidos em restaurantes intermediados pela tecnologia.

Todas essas mudanças refletem, também, nas áreas de arquitetura e decoração das casas. Agora, os profissionais de ambos os segmentos passam a ter a responsabilidade de humanizar os espaços, atendendo as novas demandas necessárias ao convívio.

Refletindo sobre o assunto, as arquitetas Susana Clark Fiuza e Carol Mendonça entregaram quais serão as possíveis modificações que poderemos observar nas residências depois do Covid-19.

240620191439499849

Carol Mendonça

Segundo Carol, os espaços das casas já estão sendo repensados pelos moradores. “A tendência que vem sendo apontada é de que as pessoas vão querer aproveitar mais cada espaço em casa, transformando os cômodos que não eram utilizados em espaços úteis, novos, que gerem memórias, sentimento e vontades novas”, comenta.

Sobre o trabalho remoto, a arquiteta é enfática ao afirmar que a modalidade será adotada em muitos lares, mas não em todos. “Acredito que o home office vai dar certo em alguns casos sim, mas terão pessoas que vão querer desassociar esses ambientes para que ficar ou voltar para casa se torne um prazer”, completa a profissional.

Susana Clark Fiuza também concorda que o período de quarentena serviu para aumentar a percepção de ambientes pouco explorados no dia a dia. “O fato é que a partir de agora muitas pessoas vão querer aproveitar mais o tempo em casa, de maneira confortável, sendo transformando um ambiente inutilizado em escritório para trabalhar – como é o caso de uma das minhas clientes, ou adaptando locais para brincar com os filhos”, entrega.

Susana

Susana Clark Fiuza

De acordo com Susana, além dos espaços voltados para o home office, as principais mudanças deverão acontecer em varandas de apartamentos ou jardim de residências, locais em que as pessoas passaram a ocupar ainda mais, na iluminação dos ambientes e na troca ou compra de móveis funcionais e confortáveis para adequar aos novos hábitos da família.

“Agora, mais do que nunca, a casa se transformará em um espaço para servir a família que mora nela. Depois da pandemia muita gente vai mudar seus ambientes, tanto que já estou recebendo várias solicitações de clientes que querem fazer um retrofit, por conta dessa necessidade mais latente que a quarentena trouxe”, finaliza Susana.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle