Wine Time

André Linheiro desvenda três mitos sobre os vinhos. Confira!

Por Gabriela - Em 24/07/2020 às 11:55 AM

A sexta-feira chegou e pede um bom vinho, não é mesmo? Você por não saber, mas, por ser uma das bebidas mais antigas da história e ainda ser amplamente consumida em todo o mundo, ao longo dos séculos surgiram diversas teorias sobre o vinho que nem sempre condizem com a realidade.

Pensando nisso, o entusiasta do universo dos vinhos e head da Brava Wine, André Linheiro, desvendou três mitos sobre a bebida. Confira:

Whatsapp Image 2020 07 24 At 11.51.41

Dani e André Linheiro na Vinícola Nederburg, na África do Sul, em janeiro deste ano

1 – Os Melhores vinhos são feitos com uma única uva

“Esse entendimento está longe de ser correto. Muitos dos grandes rótulos levam mais de um tipo de uva. Esses vinhos, chamados de assemblage (de corte ou ainda blends) também podem atingir níveis de excelência combinando as qualidades de uvas diferentes. Um exemplo é o famoso corte bordalês, clássico assemblage elaborado em Bordeaux, que combina as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc”, explica André.

2 – Vinhos Brancos não podem ser envelhecidos

“Na maioria dos casos, os brancos são elaborados em cubas de inox, que são mais adequadas para manter o frescor. Entretanto, se a intenção da vinícola é conferir ao líquido estrutura ou uma textura mais amanteigada, os barris de carvalho são os mais indicados. Essa passagem em madeira confere longevidade a bebida. Normalmente brancos elaborados a partir das uvas das castas Chardonnay e Riesling também são capazes de aceitar muito bem a passagem do tempo”.

3 – Bons Vinhos têm rolha de cortiça

“Atualmente, além da questão financeira envolvida, os produtores tendem a optar por screw caps em rótulos de consumo mais rápido e pela cortiça em vinhos de guarda. Ou seja, não se trata de qualidade do vinho, mas de estilo. É o produtor que decide qual a melhor forma de vedação de seu vinho, com base em uma análise técnica. Por isso, não é a forma de fechar a embalagem que vai demonstrar a qualidade de um vinho, e sim o aroma e o sabor da uva e o cuidado da produção”, revela.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle