ESPORTE E TECNOLOGIA

Winds for Future implantará Hub de Inovação na Praia do Cumbuco e pretende criar a primeira SmartBeach do Ceará

Por Marcelo - Em 24/09/2020 às 9:08 PM

Um ano após realizar na praia do Cumbuco um festival conectando pessoas em torno da tecnologia e desenvolvimento sustentável e coordenar a conquista do record mundial de velejo coletivo, o Winds for Future Festival amplia a sua conexão com a comunidade local e implanta um Hub de Inovação na Praia do Cumbuco, neste sábado (26), a partir das 8 horas.

Parte dos integrantes do Winds for Future se reuniram esta semana              Foto: Divulgação 

O equipamento será instalado no Centro de Apoio ao Turista, onde o W4F já opera desde o ano passado um ponto de coleta de materiais recicláveis e bonificação em parceria com a Prefeitura de Caucaia e as empresas Intention Ventures, Ambrassus, Ecolimp e a fintech Moeda Seeds.

Segundo André Faria, sócio da Elephant Coworking e que será responsável pela operação do Hub de Inovação, “o  Hub Cumbuco será um espaço dinâmico voltado para o fortalecimento da articulação comunitária em torno da inovação e tecnologia para um futuro sustentável”.

Além disso, o evento está alinhado com os objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas ressalta Déborah Lilienfeld, diretora de sustentabilidade do W4F. Práticas conectadas à coleta seletiva, praias limpas, acessibilidade, energias renováveis, uso racional de recursos naturais e economia circular serão abordagens frequentes no equipamento. A ideia é trazer empreendedores sociais e startups de impacto para este ecossistema e induzir a implantação da primeira SmartBeach do Ceará.

A proposta é que o HubCumbuco opere até o mês de dezembro em tempo integral e ofereça serviços para moradores e frequentadores do Cumbuco, tais como oficinas, cursos e momentos de sensibilização sobre a importância de se praticar uma agenda sustentável. Além disso, no local haverá um coworking para apoiar nômades digitais.

A expectativa é que criativos de outros lugares do Brasil e do mundo que vêm para o Cumbuco praticar kitesurf possam compartilhar suas experiências e visão de mundo e, desta forma, impulsionar a criação de um ambiente fértil para a inovação e insights criativos.

No pico da Covid-19, momento em que o turismo da praia parou e deixou centenas de famílias sem renda, as doações individuais e de parceiros como a Qair, empresa de energias renováveis, que acreditou no projeto e entrou pra somar nessa luta, foi fundamental para ajudar as famílias a superar este momento desafiador.

“A Qair é uma empresa que se preocupa em fazer a diferença não só dentro do nosso ramo, mas através de projetos socioambientais. Fazemos parcerias com instituições e causas que realmente criem soluções para o desenvolvimento econômico e socioambiental do País. Acreditamos que apoiar iniciativas como o Viva Cumbuco e o W4F são o caminho para tornar o mundo um lugar melhor”, disse Armando Abreu, CEO da Qair Brasil.

Uma das novidades a serem apresentadas pela equipe do W4F durante o evento é o modelo da plataforma “Eu sou responsável” através da qual qualquer cidadão poderá firmar um compromisso de embaixador do movimento que promoverá desafios e orientações para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e criar um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Na ocasião, o W4F apresentará o importante equipamento do Hub Cumbuco, prédio que irá congregar a partir de sábado (26) atividades criativas, culturais, esportivas, educacionais, entre outras. Todas, por sua vez, com o objetivo de disseminar os ODSs.

O Hub Cumbuco será um importante aliado nessa jornada sendo um grande polo de conexão entre comunidade, empresas e governos, contribuindo para a melhoria destes índices.  Além do Hub, o Winds for Future também irá apresentar para 2021 o projeto do maior festival de inovação social e ambiental da América Latina.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business