EDUCAÇÃO AFETIVA

Vanessa Queirós celebra 15 anos do Espaço Inteligente e se prepara para a retomada das aulas presenciais

Por Pompeu - Em 28/07/2020 às 6:39 PM

Ron 9073

Vanessa Queirós

Os anos iniciais na escola são essenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais e, principalmente, para a formação do caráter e do entendimento dos fundamentais conceitos relacionados à cidadania. Para a educadora e empresária Vanêssa Almada Queirós, são as vivências da infância que refletirão na vida adulta. Por essa razão, há 15 anos, ela teve a ideia de oferecer à capital cearense uma forma eficiente e amorosa de educar. Foi assim que nasceu a Creche Escola Espaço Inteligente.

“A escola surgiu de um sonho meu, no qual meus filhos pudessem estudar e serem felizes. Na época, tinha apenas meu filho, Pedro Henrique. Com o tempo, percebi que a escola poderia contribuir, também, para a formação das outras crianças”, explica. E completa: “A minha maior definição para o Espaço Inteligente é que ele é um sonho de menina, a meta de uma educadora e a realização de uma mãe”.

Sempre objetivando o desenvolvimento de uma base educacional sólida para os cerca de 800 alunos e investindo, constantemente, em formação, a Escola trabalha com crianças de 4 meses a 6 anos, com turmas de Berçário, Infantil 1, Infantil 2, Infantil 3, Infantil 4, Infantil 5 e Ano 1 do Fundamental. “Somos especialistas na Educação Infantil e temos, todos os anos, várias solicitações das famílias para ampliarmos o Ensino Fundamental. Porém, entendemos que estamos construindo a base para nossas crianças e investimos bastante em formação para que possamos acessar e estimular de forma cada vez mais assertiva as crianças da Educação Infantil. Tendo em vista que é nessa faixa etária que construiremos as bases cognitivas e emocionais dos sujeitos”, pontua Vanêssa.

Diferenciais da escola

Apesar da grande quantidade de alunos, o Espaço Inteligente sempre apostou no acompanhamento individual, ou seja, na escola, as crianças não são números, e sim, rostos. Cada um é conhecido por seu nome e, além disso, suas particularidades e especificidades. Cada criança é vista como protagonista do aprendizado, sempre em parceria com a família e os 220 colaboradores, entre professores, coordenadores, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e equipe técnica, que desempenham suas atividades com dedicação e afinco. Outro forte diferencial da Instituição é desenvolver as capacidades cognitivas e emocionais das crianças, através das Inteligências Múltiplas, que são: Lógico-Matemática, Linguística, Musical, Naturalista, Emocional, Cinestésico Corporal e Espacial.

Ron 9133

Vanessa Queirós

Vanêssa Queirós sempre fundamentou sua Proposta Pedagógica nas Inteligências Múltiplas na perspectiva sociointeracionista, que, de acordo com ela, promove estímulos específicos para cada faixa etária, além de valorizar a relação com o outro. “Desta forma, nossas crianças têm condições de serem vistas nas suas especificidades, mesmo dentro das ações coletivas da escola. Todos os estímulos são oferecidos de forma lúdica e concreta. Sabemos da importância das nossas intervenções, tendo em vista que estamos lidando com a plasticidade cerebral da primeira infância, na qual todo o estímulo recebido é acomodado e reverbera na aprendizagem para o restante da vida”, ressalta a empresária.

A Creche Escola Espaço Inteligente também dispõe de Espaço Interativo, Espaço de Formação e Espaço Solidário, que são projetos fixos anuais, sempre relacionados com demandas atuais na formação de professores e famílias, a fim de manter avanços constantes no desenvolvimento dos pequenos. “Essas ações implicam não somente no desenvolvimento de aprendizagem formal, mas, também, na formação humana e emocional, tanto das famílias, como dos colaboradores e das crianças”, pontua Vanêssa.

Pandemia e uma nova educação

Ron 9137

Vanessa Queirós

Segundo a educadora, a pandemia do novo Coronavírus possibilitou várias reinvenções, além do fortalecimento de vínculos com famílias e funcionários, tendo em vista que, nesse momento, a troca e o compartilhamento de vivências nunca foi tão necessário.

“É um período desafiador, incerto, mas que costumo olhar pelo lado positivo, em meio a tantos questionamentos. Tenho uma equipe afinada, resolutiva, competente e incansável, que tem brilho no olho e que acredita na educação. Sendo assim, estamos nos reinventando e ressignificando nossa prática pedagógica dia após dia, pensando sempre no melhor para nossas crianças”, revela Vanêssa.

A empresária afirma ainda que, apesar de todas as dificuldades, os tempos atuais serão importantes para os alunos, que terão na memória um registro afetivo, já que vivenciaram a rotina da escola em suas casas, com seus familiares.

“Isso fará a diferença para as relações familiares e emocionais de todos, pois mesmo com os desafios para a realização dos encontros on-line, as famílias se mostraram participativas e atuantes junto com à escola. Tudo para tornarmos esse momento feliz e significativo”, conta Vanessa.

Ron 9087

Vanessa Queirós aguarda o retorno das aulas presenciais

Quando perguntada sobre os projetos futuros afirma: “Atualmente, é retornar as aulas presenciais e reestabelecer a rotina para vivermos o ‘novo normal’ com as crianças na nossa escola, e voltarmos a ter os risos, a alegria e a leveza que elas trazem diariamente”. Um outro projeto, entretanto, segue cada vez mais firme e determinante para todos os próximos passos: “Tenho extremo amor pelo que faço. Isso me move, me completa, me deixa feliz. Quero que todos sintam essa felicidade, da pessoa que entra para visitar a escola até nossos colaboradores. Quero perpetuar esse ambiente de energia, sempre pontuado pelo amor e pela felicidade”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business