17 de junho de 2020

ORIENTAÇÕES

Sesi elabora guia para auxiliar empresas na retomada das atividades produtivas

Um protocolo desenvolvido pelo Sesi vai ajudar as empresas na retomada das atividades produtivas em tempos de pandemia do novo coronavírus. O documento, que está disponível gratuitamente no Portal da Indústria, foi elaborado por médicos do trabalho, epidemiologistas, engenheiros de saúde e segurança no trabalho, psicólogos e outros especialistas do Sesi.

Robson Andrade diz que CNI quer manter empregos e renda                 Foto: Divulgação

O guia reúne recomendações e melhores práticas referendadas por órgãos nacionais e internacionais de saúde para orientar empresas em planos de retorno com aumento gradual e seguro das atividades, e reforça que as empresas também estejam sempre alinhadas às orientações específicas das autoridades sanitárias.

“O Sesi se debruçou sobre as melhores práticas que estão sendo adotadas por governos e pelas empresas ao redor do mundo para a preservação da saúde do trabalhador durante a pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo em que se busca a manutenção de emprego e renda”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

As recomendações contidas no protocolo oferecem parâmetros para que empresas realizem adequações no ambiente de trabalho visando à máxima proteção da saúde do trabalhador. São novos layouts dos espaços de trabalho, novas rotinas, medidas de limpeza, higiene e serviços de saúde que podem ser adaptadas às realidades específicas de cada empresa, de acordo com seu porte, ramo de atividade, quadro epidemiológico e capacidade de investimento.

Por meio de linguagem simples e uso de imagens para facilitar a compreensão, o documento traz recomendações em quatro frentes: adequações no ambiente, novas rotinas de trabalho, ciclo de cuidado com a saúde das pessoas, além de pesquisa e inovação.

Mais notícias

Ver tudo de Negócios