26 de março de 2020

AÇÃO DA FIEC

Senai Ceará desenvolve o protótipo de um respirador artificial em Maracanaú

Paulo Holanda e sua equipe no Senai Maracanaú                           Foto: Divulgação

O diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, seguindo determinação do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, reuniu uma equipe especializada no Instituto Senai de Tecnologia, em Maracanaú, que desenvolveu o protótipo de um respirador artificial, para ajudar no combate à pandemia de coronavírus no Ceará.

O mecanismo de funcionamento simples, ainda precisará ser aprovado pela Secretaria da Saúde e outros órgãos reguladores, a fim de se adequar aos padrões técnicos necessários para manter a ventilação pulmonar das pessoas infectadas.

“Nossos profissionais desenvolveram, em quatro horas, o protótipo de ventilação pulmonar, que poderá ser muito útil no apoio ao sistema de saúde do Estado, no caso de faltarem os equipamentos de ventilação mecânica”, disse.

“Não temos condições de fabricação em grande escala, mas a partir da validação de uma comissão médica e da Anvisa, poderemos produzir algumas unidades por semana e doá-las para o Estado, auxiliando no combate ao Covid-19”, afirmou o diretor do Senai Ceará.

“E na nossa unidade Senai do Jacarecanga, estamos montando um centro de manutenção em parceria com a Secretaria de Saúde, UFC e a Funcap, para realizarmos o conserto das máquinas de ventilação artificial que, porventura, venham a apresentar defeitos pelo excesso de uso”, completou Paulo Holanda.

Assista ao vídeo:

Mais notícias

Ver tudo de Negócios