Secretário dos Portos busca modelo de gestão do Pecém

Por Admin - Em 10/09/2019 às 4:50 PM

O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, visitou na manhã desta terça-feira (10) o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Acompanhado do presidente da CIPP S/A, Danilo Serpa, ele conheceu o pátio de armazenagem, os píeres e o terminal de múltiplas utilidades (TMUT), onde está sendo construído o nono berço de atracação.

“Piloni veio conhecer como funciona a relação entre Pecém e o Porto de Roterdã, entender como esse modelo é operado e como pode servir de referência para os programas de parceria público-privada (PPP) que o Governo Federal pretende implantar na área portuária”, disse Danilo.

“Foi uma oportunidade muito interessante pra gente conhecer o que o Porto do Pecém tem se tornado com a entrada de Roterdã e os resultados que isso tem trazido do ponto de vista de melhoria da governança, de planos para o futuro. A gente veio aqui, na verdade, para aprender com o desempenho do porto nos últimos tempos”, disse Diogo Piloni.

Os portos do Pecém e de Roterdã são sócios desde dezembro de 2018, quando o Governo do Estado do Ceará assinou contrato para investimento do porto holandês em 30% das ações do CIPP S/A.

“O Governo Federal tem estudado modelos de gestão mais eficientes, mais céleres pros nossos portos. Seja de companhia docas ou de portos delegados. E certamente esse modelo de terminal de uso privado, estabelecido aqui no Pecém, é um que a gente tem estudado também para que possamos elaborar um modelo que seja atrativo para a iniciativa privada, mas que preserve o interesse público”, destacou Piloni.

Diogo Piloni afirmou que o modelo de gestão do Porto do Pecém deve ser referência nacional

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business