MELHORIAS NOS MUNICÍPIOS

Sebrae lança guia para desenvolver a cultura do empreendedorismo na gestão

Por Marcelo - Em 09/10/2020 às 7:50 PM

O Sebrae realizou nesta sexta-feira (9) o lançamento do Guia do Candidato Empreendedor, para ajudar os candidatos e candidatas que vencerem as próximas eleições de novembro, implantarem a cultura do empreendedorismo para promover o crescimento de seus municípios. Nele há dez dicas do Sebrae e 100 ações para o plano de desenvolvimento econômico dos municípios.

Eduardo Diogo falou sobre a importância de se empreender                    Foto: Portal IN News

Dentre as principais dicas constantes no guia do Sebrae aos candidatos que serão eleitos estão a geração de empregos para promover o desenvolvimento econômico; a desburocratização e simplificação da gestão; oferecer total apoio aos empreendedores; incluir a disciplina de empreendedorismo na grade curricular das escolas, qualificar os empreendedores; promover a inovação e a sustentabilidade, e outras.

Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, o guia é de extrema importância, pois a pandemia representou o momento mais desafiador que a humanidade está passando, de maneira coletiva. “Temos de tirar lições para melhorar nossa qualidade de vida, dentro do contexto futuro. Nosso foco aqui é a atividade empreendedora, tanto do ponto de vista privado quanto na gestão pública. E aí me refiro a uma gestão pública cada vez mais meritória, focada para melhorar a qualidade de vida da população que o gestor atende”, disse.

Ele ressaltou que o guia se soma a esse desafio de poder fazer com que o gestor público esteja cada vez mais preparado e focado na melhoria da qualidade de vida da população do município. “Para isso a gestão tem de ser eficiente, eficaz, que valoriza cada centavo público e que aplica da melhor maneira possível. A legitimidade plena de um político, não é apenas ao ser eleito, mas quando as políticas públicas implementadas durante a gestão, vão de encontro aos anseios da população”, afirmou Diogo.

O diretor Técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, ressaltou que o poder público é um elo fundamental para o desenvolvimento dos negócios nos municípios. “Isso tem sido constatado em diversas ações que o Sebrae tem realizado no Brasil inteiro. Onde tem um gestor público que exerceu um papel estratégico e de liderança, as atividades aconteceram mais efetivamente e tiveram resultados no emprego, na renda e no desenvolvimento das pequenas empresas dos municípios”, asseverou.

Já o deputado federal cearense disse que o grande desafio é desenvolver a mentalidade empreendedora dos candidatos, pois focar no empreendedorismo ajuda no desenvolvimento econômico, que apoia o educacional, de saúde infraestrutura, gera receitas para os municípios e, às vezes os gestores deixa de lado o assunto.

Domingos Neto disse que é mais fácil estimular os empreendedores

“Desenvolver a importância de focar o empreendedorismo na mentalidade dos nossos candidatos é um desafio estrutural para a política. Por vezes, os prefeitos chegam e querem trazer uma indústria para a cidade, para gerar centenas de empregos, mas enfrentam desafios estruturais muito grandes, quando por muitas vezes seria mais barato, mais simples, mais fácil, estimular e dar as condições para os empreendedores locais, em parceria com o Sebrae”, salientou Domingos Neto.

A cerimônia aconteceu na sede do Sebrae Ceará e contou com a participação, ainda, do secretário Executivo da Sedet, Kennedy Montenegro; do presidente da Aprece, Nilson Diniz; do desembargador Ouvidor do TRE, Raimundo Nonato Silva Santos. E, de maneira remota, também participaram o presidente do Conselho Administrativo e o superintendente do Sebrae Ceará, Ricardo Cavalcante e Joaquim Cartaxo, respectivamente.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business