RECONHECIMENTO

Ricardo Cavalcante e diretoria da FIEC homenageiam CEO da CSP, Cláudio Bastos

Por Marcelo - Em 26/08/2020 às 5:18 PM

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, além de integrantes de sua diretoria e gestores do Sesi, Senai, IEL e Centro Internacional de Negócios, homenagearam o CEO da Companhia Siderúrgica do Pecém, Cláudio Bastos, agradecendo por seu trabalho, dedicação e disposição à frente da CSP.

Cláudio Bastos e Ricardo Cavalcante durante o almoço                       Foto: Divulgação

A homenagem aconteceu durante um almoço nesta quarta-feira (26), uma vez que Bastos entregará o cargo na próxima terça-feira (1º), quando seguirá para novos desafios na Vale. Em seu lugar assumirá o executivo Marcelo Botelho Rodrigues, que nos últimos quatro anos estava à frente da California Steel Industries (CSI), nos Estados Unidos.

Ricardo Cavalcante destacou a aproximação das casas do Sistema FIEC com a CSP, demonstrando o esforço da companhia em investir em qualificação nos diversos níveis. “A CSP é o orgulho do Ceará. Cláudio, leve nosso reconhecimento pela parceria e amizade. Estamos sempre de braços abertos para recebê-lo. Desejamos sucesso!”, asseverou.

Atuando há dois anos e seis meses como presidente da CSP, Cláudio Bastos ressaltou a ética e a preocupação com a segurança como alguns dos focos do seu trabalho. “Temos uma cultura solidificada na empresa. A ética é um valor inegociável, assim como a integração das áreas e a segurança. Isso também nos guiou no trabalho de proteção dos colaboradores durante a pandemia”, disse.

Diretoria da FIEC entregou uma placa em homenagem a Cláudio Bastos

Cláudio elogiou o Ceará e confessou ter se apaixonado pela terra do sol. “O Ceará me arrebatou pelo relacionamento com as empresas e o governo de forma ética, limpa, sincera e construtiva. O Ceará é um ponto fora da curva. A elite daqui tem visão e projeto de Estado”, ressaltou. Ele recebeu uma placa em homenagem por seu trabalho na CSP.

Desde fevereiro de 2018 como presidente da CSP, Cláudio Bastos contribuiu para estruturar as operações financeiras da empresa, tendo realizado a renegociação da dívida de implantação da siderúrgica. Também contribuiu para desenvolver a cultura corporativa interna, valorizando os empregados e suas realizações. Além disso, implantou o Planejamento Estratégico da empresa e consolidou a segurança como o principal valor da CSP, deixando a companhia entre os melhores índices de segurança do mercado siderúrgico brasileiro.

Entre outras ações que liderou, está a ampla e humana gestão de crise neste momento difícil de pandemia de Covid-19, tendo implantando mais de 40 ações internas e externas para que o cuidado com a vida das pessoas estivesse em primeiro lugar. O resultado disso é que a CSP manteve o seu nível de produção e exportação com o menor impacto possível nos seus resultados.

Almoço na FIEC marcou a despedida de Cláudio Bastos como presidente da CSP, dos empresários industriais do Ceará

Novo presidente

O engenheiro mecânico Marcelo Botelho assumirá a presidência da CSP, que é responsável por mais de 60% das exportações do Porto do Pecém, na próxima terça-feira (1), onde aplicará toda a sua expertise obtida em décadas de atuação tanto no mercado brasileiro quanto internacional.

Possui experiência diferenciada em siderurgia e especializou-se em gestão de empresas, controladoria, governança corporativa, finanças, controle fiscal, planejamento tributário, tecnologia da informação, negociação, liderança e formação de equipes.

São mais de duas décadas atuando em grandes multinacionais, sempre atuando em empresas líderes em seus mercados, nas áreas de Finanças & Controladoria da Vale, da Embraer, da CPFL, da Latasa e em consultorias empresariais. Nos últimos anos, Marcelo Botelho atuou como CEO da California Steel Industries.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business