Trabalho solidário

Presidente do grupo Pague Menos, Deusmar Queirós se engaja no combate ao Coronavírus

Por Pompeu - Em 23/03/2020 às 9:28 AM

Varejo Farmaceutico

Varejo Farmaceutico

Com 32% de market share, o varejo farmacêutico brasileiro é um dos menos concentrados do setor na América, ocupando a 13ª colocação no ranking mundial. A conclusão está em um levantamento da IQVIA, que envolveu 16 países do continente. O estudo comparou o faturamento das cinco maiores redes de farmácia de cada nação frente ao total nacional de vendas de cada mercado.

De acordo com a Abrafarma, as cinco líderes do varejo brasileiro e que totalizam 1/3 do mercado são Raia Drogasil; DPSP, Farmácias Pague Menos, Farmácias São João e Panvel. Embora reflita a lógica de distribuição do PIB por município, esse cenário indica que a concentração tende a acelerar cada vez mais nos próximos anos.

Outro dado interessante é que apesar de representarem apenas 10% do total de farmácias do país, as grandes redes somam quase a metade do faturamento do setor, atuando em 830 municípios.Com a saturação de pontos de venda nos grandes centros urbanos, as cidades médias e pequenas começam a entrar no radar das gigantes do setor no país. Com essa dinâmica, lojas independentes com faturamento de até R$ 100 mil terão de reinventar seu modelo de negócio, podendo se tornar minicentros de distribuição”, argumenta.

E, por falar em Centros de Distribuição, o fundador e presidente do Conselho das Farmácias Pague Menos, Deusmar Queirós, vem atuando de forma pro ativa no enfrentamento ao Coronavírus. E, para tranquilizar seus clientes e a população dos municípios onde as Farmácias Pague Menos atuam, ele gravou um vídeo mostrando a estrutura e os grandes estoques de seus centros de distribuição de mercadorias.

Engajado nessa cruzada contra pandemia do Covid-19, Deusmar Queirós também participa da iniciativa da Federação das Indústrias do Ceará – Fiec-CE, que já arrecadou quase R$ 10 milhões para a compra de respiradores que serão doados à rede estadual de Saúde do Ceará.

Detalhe: Na semana passada, o e-commerce das Pague Menos bateu recordes de vendas on-line.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business