Crescimento exponencial

Positive Brands aposta no sucesso de joint venture com a 3Corações e projeta crescimento de 50% para 2020

Por Pompeu - Em 11/05/2020 às 9:10 AM

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Severino Ramalho Neto e Rodrigo Carvalho: Positive Brands nas gôndolas dos Mercadinhos São Luiz

Desde a sua chegada ao mercado, em 2015, a Positive Brands, detentora das marcas A Tal da Castanha e Jungle, apresentou resultados surpreendentes. Nos primeiros quatro anos, cresceu 24 vezes. “De 2018 para cá, dobramos duas vezes de tamanho. Com foco em novos produtos, no e-commerce e em abertura de novos pontos de venda, projetamos um crescimento de 50% para este ano, mesmo em meio a esta pandemia”, revela Rodrigo Carvalho, Cofundador da Positive Brands.

Além do forte investimento em tecnologia para uma completa produção, seja em maquinário para envase, nas embalagens ou mesmo nos processos, outro ponto forte da marca é o desenvolvimento de produtos usando conhecimento humano. “Gostamos do conhecimento real e trabalhamos ingredientes existentes na natureza a fim de levar para o consumidor o máximo possível de produtos naturais e saudáveis”, aponta o empresário.

Joint Venture com a 3Corações
Apostando em inovação e sempre almejando uma crescente expansão, no mês de fevereiro, o Grupo 3Corações, líder em cafés no Brasil, e a Positive Brands, celebraram contrato de joint venture, unindo as duas companhias. Com isso, a 3Corações passa a ter 50% do capital total da Positive Brands, dividindo, ainda, a composição do Conselho de Administração.

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Rodrigo Carvalho

Com a iniciativa, as duas empresas passaram a desenvolver novos produtos que serão comercializados, em sua maioria, nos pontos de venda já consolidados pela 3Corações em todo território nacional. “Fizemos essa joint venture com a 3 Corações, maior marca de café do País, para que juntos possamos crescer em capilaridade, aproveitando a sinergia com a distribuição que eles já possuem, assim como equipe comercial. Esperamos triplicar nossa presença no Brasil este ano”, explica Rodrigo.

Atualmente, a marca A Tal da Castanha possui 8 sabores de litro, incluindo a mais recente criação, o Barista, feito, especialmente, para beber com café. “Temos também dois produtos de 200 ml, três snacks de castanhas orgânicas e três pastas de castanha de caju orgânicas. Na marca Jungle, de isotônicos, temos 3 sabores, sendo não somente 100% naturais e feito sem química e sem aditivos, mas também orgânicos. E muito mais está por vir ao longo do ano”, adianta Rodrigo.

Atual momento
De acordo com Rodrigo Carvalho, mesmo em meio a atual crise ocasionada pelo Covid-19, o setor de alimentos no Brasil é um dos menos atingidos, afinal, nesse segmento não pode haver possibilidade de fechamento geral.

“Temos grande preocupação com os restaurantes, hotéis, cafeterias, que, em sua maioria, estão fechados. Todos precisam se alimentar, mas, o setor de alimentos vai muito além dos supermercados. Há toda uma cadeia de empresas pequenas, com muitos empregos em jogo, que temos que ficar atentos para não deixar ir embora”, afirma o Cofundador da Positive Brands.

A empresa vem mantendo o máximo possível de colaboradores em home office, e, no caso dos funcionários da linha de produção, todos os cuidados de saúde e segurança estão sendo adotados com o máximo rigor.

Além da comercialização dos produtos em redes de supermercados e lojas de produtos naturais, outro segmento que vem ganhando força é o e-commerce. “Estamos investindo em melhoria logística, novo ambiente virtual e meios de pagamento, assim como em promoções, já que estamos durante todo esse período de quarentena, mantendo frete grátis e desconto para todo o País. Para se ter ideia desse crescimento, de fevereiro para cá, nosso e-commerce multiplicou por cinco”, conta Rodrigo.

Histórico da Positive Brands
A Tal da Castanha, assim como a marca de isotônicos Jungle, nasceu dentro da Amêndoas do Brasil (uma das maiores exportadoras de castanha de caju do mundo) como uma startup inserida em uma empresa maior. Com atividades separadas e estrutura mista, teve a criação centrada em uma ideia de agregar mais valor às castanhas, que são commodities.

“Com o passar dos anos a marca cresceu e fizemos um spinoff (Positive Brands), ou seja, separamos os negócios, e hoje, a Amêndoas do Brasil é uma das nossas principais fornecedoras de insumos”, conta o empresário. De acordo com Rodrigo, o primeiro objetivo era o de agregar mais valor aos produtos já feitos pela Amêndoas do Brasil.

“Mas, logo no desenvolvimento da marca, percebemos um trabalho espetacular do meu pai, Antônio José Carvalho, Presidente da Amêndoas do Brasil, e do meu irmão, Felipe Carvalho. Na época, meu pai percebeu o boom americano no almond milk e chamou meu irmão para fazer o desenvolvimento. Enxergamos que deveríamos fazer algo melhor, fazer não só mais um leite vegetal, não imitar os americanos, mas fazer algo realmente saudável, natural, com o mínimo de ingredientes, o mais clean possível. E aí, desenvolvemos o primeiro leite vegetal clean label do mundo naquela época. Apenas dois ingredientes: água e castanha de caju, natural como feito em casa, mas já com a praticidade de estar pronto para beber”, explica.

Perspectivas pós-pandemia
Rodrigo conta que nos últimos anos temos passado por uma profunda mudança de estilos de vida, mais preocupados em se alimentar melhor, em preservar o ambiente, em como ter uma vida e um ecossistema mais equilibrados.

“Todas as últimas grandes epidemias de vírus tiveram origem em algum animal, e, dentro desse cenário, isso é apenas mais um fator que pode mostrar às pessoas que uma alimentação, majoritariamente, plant based pode tornar a vida mais saudável, evitar a disseminação de doenças e ajudar na preservação do meio ambiente”, assevera.

Dessa forma, o intuito da Positive Brands é continuar investindo em ingredientes orgânicos, sem agrotóxicos, livre de químicos e remédios prejudiciais à saúde. “Salvamos muitos animais de sofrimento ao não mais consumi-los ou usá-los. Vemos tudo isso como o futuro da alimentação para a nossa saúde, para o meio ambiente e para o bem-estar dos animais”, afirma.

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