CARGAS DIVERSAS

Porto do Pecém movimentou 18,1 milhões de toneladas em 2019

Por Marcelo - Em 07/01/2020 às 7:05 PM

Porto do Pecém tem batido sucessivos recordes de movimentação de cargas                             Foto: Divulgação

O Porto do Pecém vem expandindo o seu volume de operações a cada ano e, em 2019, o terminal cearense movimentou 18,1 milhões de toneladas de cargas, representando uma expansão de 5% em relação a 2018 e uma média mensal superior a 1,50 milhão de toneladas.

De janeiro a dezembro do ano passado os embarques de mercadorias registraram aumento de 16%, de 4.494.372 t em 2018 para 5.216.611 t em 2019. Mais cargas foram exportadas do Ceará para o mundo através dos navios que atracaram no Porto do Pecém.

Outro ponto relevante é que o total de embarcações que passaram pelos berços do terminal portuário cearense saltou de 620 em 2018 para 703 no ano passado. Essa já é, portanto, a maior movimentação anual de navios na história do Porto do Pecém.

E esses bons resultados são explicados pela expansão da oferta de novos serviços, como a nova linha da Mediterranean Shipping Company (MSC) para escoar a produção de frutas da Região Nordeste para a Europa, e o início da exportação de manganês extraído em Pentecoste, para portos situados na China e Indonésia.

“Começar o ano com um novo recorde no nosso histórico de movimentação de cargas anima toda a nossa equipe do Complexo do Pecém a buscar mais marcas expressivas. Por isso, nossa expectativa para 2020 é a melhor possível. Não só pelos resultados obtidos em 2019, mas também pela licitação da ZPE-II, que está em andamento, e ainda pelo desfecho de algumas negociações iniciadas no ano passado”, destacou Danilo Serpa, presidente do CIPP S/A.

Além disso, em breve a capacidade operacional do Porto do Pecém será ampliada com a entrega de novos equipamentos, como a nova rodovia para escoar a produção de placas de aço produzidas pela CSP.

Haverá, ainda, o novo portão de acesso (Gate 2), a nova ponte e o novo berço de atracação, que serão inaugurados pelo governador Camilo Santana até o final deste primeiro trimestre.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business