Porto do Pecém embarca 55 mil toneladas de manganês para a Ásia

Por Admin - Em 07/10/2019 às 5:06 PM

As equipes do Porto do Pecém concluíram, neste fim de semana, o embarque de 55 mil toneladas de manganês no navio African Raptor, procedente do porto sul-africano de Durban, atracou no terminal cearense na manhã da última segunda-feira e seguiu para a Ásia.

O minério foi extraído pela empresa Zeus Mineração Ltda, do município cearense de Pentecoste e o equipamento utilizado pela primeira vez no Pecém – “baia graneleira” (Bulkbraz) –, que possui alta eficiência operacional, proporcionou o carregamento rápidos do navio.

“Com a inovação desse novo equipamento abre-se a possibilidade de atração de novos exportadores de granéis sólidos pelo Pecém, que tem uma localização geográfica estratégica. Por aqui encurtamos distâncias com portos americanos, europeus e asiáticos, pelo Canal do Panamá”, disse Carlos Alberto Alves, gerente Comercial da Tecer Terminais.

Do Porto do Pecém o navio seguiu viagem para os portos de Bahodopi (Indonésia) e Tiasin (China), onde o minério será descarregado. O manganês é dotado de qualidades importantes à utilização na siderurgia.

“São 55 mil toneladas de manganês que saem do Ceará para dois países na Ásia. Assim geramos mais emprego e renda tanto na mina em Pentecoste, como aqui no Pecém. Esse foi apenas o nosso primeiro embarque desse tipo de minério”, destacou Danilo Serpa, presidente do CIPP S/A. No próximo dia 25, outra operação desse tipo será realizada.

Navio sul-africano está levando a carga de minério para portos localizados na China e Indonésia

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business