REUNIÃO COINTEC

Plataforma Ceará 2050 e economia do mar em debate

Por Marcelo - Em 04/03/2020 às 6:01 PM

Plataforma Ceará 2050 foi discutida pelo Cointec                       Foto: Divulgação

O Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da FIEC, esteve reunido quarta-feira (4) para conhecer mais detalhes da Plataforma Ceará 2050, o planejamento de longo prazo para o desenvolvimento sustentável do Ceará.

A apresentação foi realizada pelo coordenador geral da plataforma colaborativa, professor Barros Neto. Por meio desta, é feito o plano estratégico e promovido um amplo diálogo com as mais variadas esferas da sociedade cearense – empresas, governos, Academia.

A iniciativa deve ser concluída este semestre e conta com 400 ações, divididas em 20 programas, apontadas como necessárias ao desenvolvimento do Estado. “O objetivo é que esse seja um projeto do Ceará e não do Governo”, disse Barros Neto.

Dentre as principais deve ser expandido o Observatório da Indústria da FIEC e a Bússola da Inovação como canal de inteligência para a indústria; apoio ao funcionamento do Parque Tecnológico da UFC, com participação da Embrapa, Nutec, Prodetec, Cagece, Cogerh e CSP, além da elaboração de um plano de atração de empresas modernas, de alta produtividade, com uso intenso de tecnologia.

Afinal, estas podem ser a futuras fornecedoras de soluções inovadoras nos setores prioritários do Ceará 2050. Os integrantes do Cointec ainda assistiram a uma apresentação sobre Inovação em Economia do Mar, realizado pelo sócio da PwC Portugal e Líder do Centro de Excelência Global da PwC para a Economia Azul, Miguel Marques.

Desde 2015, a Economia do Mar é considerada pela FIEC um dos 14 setores e áreas estratégicas para o Estado do Ceará. Por isso, o setor foi contemplado no projeto Rotas Estratégicas Setoriais e no Masterplan.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business